PCP exige que compromisso de suspender avaliação seja cumprido - TVI

PCP exige que compromisso de suspender avaliação seja cumprido

Jerónimo de Sousa (Manuel de Almeida/Lusa)

E desafiou o futuro Governo a negociar o Estatuto da Carreira Docente com as estruturas sindicais

Relacionados
O PCP aconselhou esta terça-feira os partidos da oposição a assumirem o compromisso de suspensão da avaliação de desempenho dos professores e desafiou o futuro Governo a negociar o Estatuto da Carreira Docente com as estruturas sindicais.

«Em primeiro lugar, consideramos que é não só urgente como possível tendo em conta a nova realidade na Assembleia da República e, em segundo lugar, o compromisso que os partidos da oposição que constituem agora maioria assumiram perante o povo português e os professores», afirmou Jerónimo de Sousa no final de um encontro com a Federação Nacional da Educação (FENPROF).

Tratando-se de «uma questão política de fundo onde o principal responsável é o primeiro-ministro», o líder comunista considerou que seria «um caminho construtivo se o Executivo considerasse a proposta de suspensão da avaliação dos professores com base nas consequências que todo este processo teve no ensino, bem como neste Governo minoritário».

Segundo Jerónimo de Sousa, «compete a José Sócrates, empossado como Chefe de Governo, resolver o problema sem sacudir responsabilidades».

O PCP exigiu também a suspensão do Estatuto da Carreira Docente (ECD) e «a criação de uma comissão negocial que coloque efectivamente o Governo a dialogar com os sindicatos».

Mário Nogueira, secretário-geral da FENPROF, saiu deste encontro visivelmente satisfeito e revelou que «a expectativa é grande» face ao novo Executivo e que «não é por acaso que a educação e os professores ocuparam espaço central no discurso político quer antes, quer durante a campanha eleitoral.

No entanto, «se essas expectativas forem frustradas, os professores não irão desperdiçar o rico património de luta que têm e voltarão às ruas», assegurou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE