OE: «ocultação» de plano B é «obscuridade democrática» - TVI

OE: «ocultação» de plano B é «obscuridade democrática»

Francisco Louçã

Líder do Bloco de Esquerda diz que intenção do Governo é cortar mais salários e pensões

Relacionados
O líder do Bloco de Esquerda (BE) afirmou, esta terça-feira, que «a ocultação» ao país de «um plano B» do Orçamento do Estado representa «falta de transparência e obscuridade democrática» e uma intenção do Governo de cortar mais salários e pensões.

«Na quinta avaliação da troika é dito que o Orçamento do Estado que agora nos é apresentado é somente uma das faces, sendo que o plano B fica escondido, um conjunto de medidas que não nos são enunciadas, mas que deverão levar a um corte suplementar na despesa, se o efeito recessivo destas medidas vier a provocar uma diminuição das receitas fiscais, como é absolutamente inevitável que aconteça», declarou Francisco Louçã.

O coordenador da comissão política do BE, que discursava no encerramento das jornadas parlamentares do partido, em Lisboa, criticou «a falta de transparência e a obscuridade democrática que é a ocultação deste plano B». Francisco Louçã acusou o Executivo PSD/CDS-PP de «sempre que fala de mais cortes na despesa» estar «a falar de salários dos trabalhadores e pensões dos reformados».

«É a isso que o Governo chama despesa e é aí que pensa cortar», afirmou.

Para Louçã, esta receita «só pode conduzir a mais medidas com a espiral recessiva a que vai levar a economia portuguesa».

De acordo com o «Jornal de Negócios», a proposta de Orçamento do Estado para 2013 está entregue, mas não será o único plano do Governo para o próximo ano.

O jornal, que cita fonte da Comissão Europeia, diz que o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, tem um mês para apresentar à «troika» um novo pacote de medidas de corte na despesa. É uma espécie de «plano B» que terá de estar pronto a ser colocado no terreno em 2013, caso se comece a registar uma nova derrapagem no cumprimento da meta de défice orçamental.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE