Santos Silva reage a acusações contra PM do Kosovo - TVI

Santos Silva reage a acusações contra PM do Kosovo

Apresentação do P-3C CUP+ (LUSA)

Tráfico de órgãos: «Não é admissível qualquer dúvida sobre o compromisso no combate a formas bárbaras de comércio», diz o ministro da Defesa

Relacionados
O ministro da Defesa defendeu esta quinta-feira o esclarecimento de alegadas ligações entre o primeiro-ministro do Kosovo e o tráfico de órgãos humanos, embora tenha afirmado que o Governo português ainda não tem «informação suficiente para fazer afirmações categóricas» relativamente ao tema.

«Não é admissível a existência de qualquer dúvida sobre o compromisso no combate a essas formas bárbaras de comércio», disse à Lusa Augusto Santos Silva.

O governante, que falava à agência de notícias durante uma visita às forças destacadas no Kosovo, frisou que «a missão da KFOR não está ao serviço do Governo» kosovar e que investigar esse processo «é uma responsabilidade da comunidade internacional». «Não dispomos de informação suficiente para fazermos afirmações categóricas», referiu.

A União Europeia anunciou na quarta-feira que está disponível para investigar as acusações feitas na terça ao primeiro-ministro do Kosovo, Hashim Thaçi, que de acordo com o Conselho da Europa liderou uma rede de tráfico de órgãos humanos nos anos 90.

Santos Silva considerou que a intervenção militar da comunidade internacional neste país «deve ter uma componente política de pressão no que respeita às questões de segurança», num triângulo onde também estejam envolvidos «o desenvolvimento e a governação».

Ao início da tarde, Santos Silva teve um encontro com o ministro kosovar da Segurança, Fehmi Mujota, que durou cerca de meia-hora.
Continue a ler esta notícia

Relacionados