Douro: PEV exige explicações do secretário de Estado - TVI

Douro: PEV exige explicações do secretário de Estado

Construção da barragem do Tua [Manuel Teles/LUSA]

Em causa estão as recomendações da UNESCO da suspensão da Barragem de Foz Tua

O partido ecologista «Os Verdes» vai exigir a ida do secretário de Estado da cultura ao Parlamento para explicar as recomendações da UNESCO da suspensão da Barragem de Foz Tua, que pode pôr em causa o Douro Vinhateiro como Património da Humanidade, noticia a Lusa.

O ICOMOS, um grupo técnico da UNESCO, refere num relatório, citado pelo jornal «Público», que a construção da barragem terá «um impacto irreversível e ameaça o valor excepcional universal (que é o fundamento da classificação da UNESCO.»

«Os Verdes», que apresentaram a queixa que levou a esta verificação da UNESCO, relembram que já a 14 de Novembro tinham revelado a vinda do ICOMOS a Portugal para estudar o impacto da Barragem de Foz do Tua no Alto Douro Vinhateiro, classificado há dez anos como Património da Humanidade. Relembram ainda a recomendação de suspensão temporária do projecto enviado ao Governo português, na sequência do relatório elaborado pelo organismo.

O partido afirma que «lutou desde a primeira hora» contra a construção da barragem por considerar que tem impactos negativos não só no Vale do Tua como no Alto Douro Vinhateiro, quando «o contributo energético que ela pode dar ao país não é significativo e tem custos enormes para os consumidores de energia.

Para «Os Verdes» a construção da barragem «ameaça um património de grande valor e hipoteca o desenvolvimento de Trás-os-Montes».

«Esta Barragem não vai ao encontro do interesse nacional, só tem interesse para os accionistas da EDP, empresa cuja privatização está em curso», lamentam.

O secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, admitiu que a construção da barragem «poderá ter um impacto irreversível» no Douro Vinhateiro, adiantando que «já estão a ser estudadas várias formas de minimizar» o impacto, entre as quais um projecto pedido ao arquitecto Eduardo Souto de Moura para melhor integrar o projecto na paisagem.

Francisco José Viegas lamentou ainda que não tenha existido uma entidade «para gerir de uma forma responsável todas as áreas» relacionadas com o património mundial, já que, no caso do Douro Vinhateiro, o processo envolve o Ministério do Ambiente e a Secretaria de Estado da Cultura, que, defendeu, «devem fazer uma concentração de esforços».

O director geral do projecto da barragem, Freitas da Costa, explicou que a EDP está a reformular o projecto da central eléctrica do Foz Tua para enquadrar a obra no Douro Vinhateiro - Património da Humanidade, e criar mais um motivo de atracção e valorização.
Continue a ler esta notícia