Syriza “muito satisfeito” com acordo da esquerda em Portugal - TVI

Syriza “muito satisfeito” com acordo da esquerda em Portugal

Eleições na Grécia [Reuters]

Partido no poder na Grécia diz que um governo anti-austeridade em Lisboa será um “apoio indispensável” aos esforços conduzidos por Atenas a nível europeu

O Syriza declarou-se, nesta terça-feira, “muito satisfeito” com o acordo entre os partidos de esquerda em Portugal por contribuir para a criação de "uma base programática" anti-austeridade favorável à resolução do “fardo insustentável” imposto aos países do sul.

Numa declaração escrita enviada à agência Lusa, Panos Trigazis, membro do comité central do Syriza, o partido de esquerda no poder na Grécia, afirmou também que um governo de esquerda anti-austeridade em Portugal será um “apoio indispensável” aos esforços conduzidos por Atenas a nível europeu e manifestou a expectativa de “desenvolvimentos semelhantes” em Espanha, que realiza eleições legislativas a 20 de dezembro.

“Como partido de esquerda que trabalhou ao longo dos anos para a cooperação e ação comum das forças de esquerda na Europa numa base o mais ampla possível, o Syriza está muito satisfeito com os desenvolvimentos em Portugal”, escreveu Trigazis, realçando "desde logo" o acordo entre o PS e o Bloco de Esquerda.

O dirigente político, que exerce também as funções de coordenador do Syriza para as relações internacionais, prosseguiu destacando “a viragem à esquerda ocorrida em vários países europeus” após a “vitória histórica” do Syriza em janeiro na Grécia, a qual permitiu “a criação de uma base programática para programas de governo anti-austeridade e a favor da resolução do fardo insustentável sobre países e povos”.

“Não partilhamos a perspetiva de alguns setores da esquerda europeia de que a União Europeia (UE) não pode mudar. Pelo contrário, a Europa pode ser mudada e a UE pode ser refundada no sentido de uma Europa democrática, social, ecológica e pacífica, de Portugal à Rússia e da Finlândia a Chipre”, afirmou.

O Partido Socialista (PS) português, segundo mais votado nas eleições de 4 de outubro, concluiu acordos políticos com o Bloco de Esquerda (BE), o Partido Comunista Português (PCP) e o Partido Ecologista os Verdes (PEV) para a viabilização de um governo socialista.
Continue a ler esta notícia