Passos e Portas na conferência de Apoio à Nova Líbia - TVI

Passos e Portas na conferência de Apoio à Nova Líbia

Reunião Passos e Portas (MARIO CRUZ/LUSA)

Encontro realiza-se em Paris, a 1 de Setembro

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, participam no dia 1 de Setembro em Paris na Conferência Internacional de Apoio à Nova Líbia, disse fonte oficial à Agência Lusa.

Pedro Passos Coelho e Paulo Portas estarão assim na conferência que os principais organizadores, França e Grã-Bretanha, pretendam que seja uma reunião alargada do Grupo de Contacto para a Líbia, de que Portugal é observador.

A conferência realiza-se na tarde de quinta-feira em Paris, sob a égide do Presidente da República francês, Nicolas Sarkozy, e do seu chefe de diplomacia, Alain Juppé, o homem que em Março negociou no Conselho de Segurança das Nações Unidas o consenso para uma missão internacional contra o regime de Muammar Khadafi.

Cerca de 50 países foram convidados a participar neste encontro internacional, que pretende ouvir os pedidos dos responsáveis do Conselho Nacional de Transição (CNT), o órgão político da rebelião líbia, bem como avaliar os desafios da construção de uma nova Líbia, depois de 42 anos de regime de Muammar Khadafi.

O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, o grande promotor do encontro, afirmou entretanto que esta conferência internacional pretende abranger mais países do que aqueles que já integram o Grupo de Contacto para a Líbia (criado em Londres a 29 de Março), avançando que foram endereçados convites a países como a China, Rússia, Índia e Brasil.

A Conferência Internacional de Apoio à Nova Líbia realiza-se no seguimento de um encontro do Presidente francês com um dos líderes do CNT, Mahmud Djibril, em Paris, a 24 de agosto.

A chanceler alemã, Angela Merkel, vai participar na conferência internacional, assinalando o entendimento diplomático entre Paris e Berlim na questão Líbia. A Alemanha não apoiou e não contribuiu para a intervenção da Aliança Atlântica na rebelião líbia.

«Vamos fazer tudo o que for possível» para procurar uma assistência humanitária para o povo líbio, declarou na segunda-feira o porta-voz de Merkel, Steffen Seibert, durante uma conferência de imprensa, acrescentando que Berlim «congratula-se com a vitória dos rebeldes [líbios]».
Continue a ler esta notícia