UE: discurso de Durão divide eurodeputados portugueses - TVI

UE: discurso de Durão divide eurodeputados portugueses

Parlamento Europeu

Paulo Rangel fala em «novidades muito interessantes». Vital Moreira diz que discurso foi «demasiado optimista». Ilda Figueiredo diz que «não teve em conta a realidade actual»

Relacionados
A reacção ao discurso sobre o Estado da União feito, em Estrasburgo, por Durão Barroso variou entre o apoio fervoroso do eurodeputado social-democrata Paulo Rangel às críticas contundentes da comunista Ilda Figueiredo, avança a agência Lusa.

«Penso que foi um grande sucesso», concluiu Rangel questionado pelos jornalistas depois de o presidente da Comissão Europeia ter discursado e debatido o Estado da União na sessão plenária do Parlamento Europeu durante quase três horas.

O eurodeputado português sublinhou a forma positiva como várias famílias políticas europeias receberam as ideias de Durão Barroso e classificou de «novidades muito interessantes» as ideias avançadas, principalmente nas áreas da energia e da revisão orçamental.

Vital Moreira referiu por seu lado que o discurso de Durão Barroso foi «demasiado optimista», mas reconheceu que a situação económica geral na Europa «melhorou muito no último ano».

O presidente da Comissão apresentou «novas propostas que a serem concretizadas trarão um maior crescimento, emprego e bem-estar na União», resumiu o eurodeputado eleito pelo PS.

Marisa Matias do Bloco de Esquerda não concorda com Durão Barroso quando este diz que «o pior já passou» e sublinhou que a esquerda deve estar atenta e pronta para «cobrar» no futuro se Durão Barroso não cumprir algumas propostas feitas.

A eurodeputada deu o exemplo das ideias avançadas de criação de uma taxa de transacções financeiras e a criação de uma força especial de combate a situações de catástrofe e emergência.

Por seu lado a comunista Ilda Figueiredo realça que o discurso de Durão Barroso «não teve em conta a realidade actual da UE e, de um modo geral, limitou-se a repetir» as habituais grandes linhas de orientação do executivo comunitário.

«No fundamental o que tivemos foi o esquecimento completo da gravidade da situação económica e social em vários países europeus», resumiu a deputada europeia.

José Manuel Durão Barroso proferiu hoje em Estrasburgo pela primeira vez o discurso sobre o estado da União no Parlamento Europeu, ao longo do qual fez um balanço do último ano e traçou as prioridades para os próximos meses.
Continue a ler esta notícia

Relacionados