BE quer ouvir na AR secretário de Estado demissionário - TVI

BE quer ouvir na AR secretário de Estado demissionário

Catarina Martins

Bloquistas pretendem também escutar o novo titular da pasta

Relacionados
O BE quer ouvir no Parlamento o secretário de Estado da Energia demissionário, Henrique Gomes, e o novo titular da pasta escolhido pelo Governo, Artur Trindade, exigindo esclarecimentos sobre o processo de renegociação de contratos com empresas fornecedoras.

«Uma alteração de secretário de Estado da Energia nesta altura merece ser esclarecida e, acima de tudo, o que queremos é saber o que está a acontecer na renegociação desses contratos, é essencial saber como estão a ser renegociados, se estão a ser renegociados e quando é que os custos com as rendas pagas na eletricidade vão baixar, porque é uma promessa que não está a ser cumprida», afirmou à agência Lusa a deputada do BE Catarina Martins.

A deputada anunciou que o seu grupo parlamentar vai entregar um requerimento na comissão parlamentar de Economia para «ouvir os dois»: «O ex-secretário de Estado da Energia, aparentemente em pleno processo de renegociação, e o novo secretário de Estado".

«O novo secretário de Estado da Energia chega agora ao Governo, é certo, mas vem da entidade reguladora e portanto estará com certeza muito a par deste dossiê», acrescentou

A bloquista reforçou que «a alteração aos contratos de eletricidade, que têm custos muito altos em rendas às produtoras de eletricidade, é uma promessa do Governo que deveria ter sido cumprida até 31 de janeiro e não foi».

A demissão do secretário de Estado da Energia, Henrique Gomes, foi conhecida na segunda-feira à noite, tendo o Governo anunciado imediatamente o nome de Artur Trindade, diretor de Custos e Proveitos da Entidade Reguladora do Setor Energético (ERSE), para ocupar o lugar.

«A demissão do secretário de Estado da Energia e a sua substituição exatamente na altura em que se está finalmente, aparentemente, a renegociar esses contratos é extraordinariamente preocupante», considerou Catarina Martins.

A deputada do BE disse que «as alterações destes contratos» na área da energia «são uma peça fundamental do que são as decisões do Governo nos próximos tempos».
Continue a ler esta notícia

Relacionados