CDS explica como Assembleia pode poupar 6,5 milhões - TVI

CDS explica como Assembleia pode poupar 6,5 milhões

Parlamento (MIGUEL A. LOPES/LUSA)

Partido vai propor ao Parlamento um conjunto de medidas de redução das despesas

Relacionados
O CDS-PP quer a redução das despesas da Assembleia da República. O partido anunciou esta tarde que vai propor no Conselho de Administração da Assembleia da República e ao presidente da AR, Jaime Gama, «um conjunto de reduções de despesa» que não afecta «aspectos essenciais da função» dos deputados.

Entre as medidas sugeridas, estão a realização de viagens para a Europa em classe económica, em vez de executiva como acontece actualmente. «Prevêmos que seja possível economizar, pelo menos, cerca de 1 milhão de euros», adianta o partido.

PSD quer obrigar deputados a viajar em turística

BE concorda que Parlamento deve gastar menos

O CDS considera ainda que «as despesas de investimento, incluindo obras e sistemas de informação, podem igualmente ser adiadas ou contidas» e sugere mesmo a algumas obras como «a chamada sala de fumadores» e a recalendarização de outras, o que pouparia, segundo as contas do partido, 1,7 milhões de euros.

O partido sugere ainda que, dos 2,2 milhões de euros previstos com actividades editoriais se execute apenas um milhão. E pede que todas as Direcções de Serviços elaborem um plano de contenção que permita a redução de 3% nas despesas de funcionamento da Assembleia da República, o que representaria uma poupança de 2,6 milhões de euros.

Segundo o CDS, estas medidas permitiriam uma redução de «6,5 milhões de euros, o que equivale a 7% do orçamentado».
Continue a ler esta notícia

Relacionados