Ferro Rodrigues homenageia vítimas de fogos florestais em Portugal - TVI

Ferro Rodrigues homenageia vítimas de fogos florestais em Portugal

  • SS
  • 17 jun 2019, 09:47
Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, na abertura do Ano Judicial

Esta segunda-feira comemora-se o primeiro Dia Nacional em Memória das Vítimas dos Incêndios Florestais, decretado pelo Parlamento.

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, homenageou esta segunda-feira “todos os que sucumbiram ao flagelo” dos fogos, no primeiro Dia Nacional em Memória das Vítimas dos Incêndios Florestais, decretado pelo Parlamento.

O Dia Nacional em Memória das Vítimas dos Incêndios Florestais foi criado pelo Parlamento, por iniciativa de Eduardo Ferro Rodrigues e aprovado por unanimidade a 7 de junho, em resposta a um apelo da Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande, como o próprio presidente da Assembleia da República lembra na sua mensagem.

A escolha de 17 de junho para este dia é justificada por se tratar do “aniversário de um dos mais mortíferos e devastadores incêndios de que há registo”, o fogo de Pedrógão Grande, há precisamente dois anos, e que “ficará para sempre gravado” na memória dos portugueses, acrescenta.

Com este dia pretende-se evocar os homens, as mulheres e as crianças que perderam a vida em 2017, mas, igualmente, todos quantos, ao longo da nossa história, sucumbiram ao flagelo dos incêndios florestais em Portugal”, lê-se no texto divulgado esta segunda-feira.

Com esta iniciativa, Ferro Rodrigues sublinha ainda pretender manifestar “solidariedade com as famílias das vítimas e reconhecer o contributo dos agentes de proteção civil e de socorro”, como bombeiros, forças de segurança, Forças Armadas, órgãos da Autoridade Marítima Nacional, a Autoridade Nacional da Aviação Civil, o INEM, e outras entidades públicas prestadoras de cuidados de saúde, e ainda os sapadores florestais.

Eles são, escreve Ferro Rodrigues, “chamados a atuar na ocorrência desta calamidade, tantas vezes com prejuízo da própria vida”.

O presidente da Assembleia da República recorda ainda “os bombeiros e militares falecidos, entre os quais os 25 soldados que tombaram no combate ao grande incêndio da Serra de Sintra de 6 de setembro de 1966”.

O incêndio de 17 de junho, que deflagrou em Escalos Fundeiros, concelho de Pedrógão Grande, e que alastrou depois a municípios vizinhos, nos distritos de Leiria, Coimbra e Castelo Branco, provocou 66 mortos e 253 feridos, sete deles com gravidade, e destruiu cerca de 500 casas, 261 das quais eram habitações permanentes, e 50 empresas.

Em 2017, morreram mais 100 pessoas nos incêndios florestais em Portugal.

Continue a ler esta notícia