Governo enfrenta terceira moção de censura - TVI

Governo enfrenta terceira moção de censura

Assembleia da República

Iniciativa do CDS/PP para mostrar «os fracassos» do Executivo. Alegre vota contra

Relacionados
O Governo PS enfrenta esta quinta-feira a terceira moção de censura em seis meses, uma iniciativa do CDS-PP para mostrar «os fracassos» do Executivo e propor políticas alternativas que será chumbada pela maioria socialista, refere a Lusa.

«Com esta moção de censura é solicitada uma mudança. Mais economia e menos impostos, mais liberdade de escolha e mais severidade no combate ao crime, mais atenção ao que se produz e não tanto ao que se especula, mais respeito pelos cidadãos e menos intervencionismo cego», resumiu o líder do CDS-PP, Paulo Portas, na apresentação da iniciativa.

BE vai abster-se

O Bloco de Esquerda, primeiro partido a apresentar uma moção de censura ao Governo de Sócrates, em Janeiro, vai abster-se na votação.

O líder parlamentar bloquista, Luís Fazenda, disse discordar de «alguns fundamentos do texto da moção, próprios de uma política de direita».

Os restantes partidos remeteram para hoje a decisão sobre o sentido de voto. Do lado do PSD, que se absteve nas duas anteriores moções de censura, do BE e do PCP, o líder parlamentar demissionário, Pedro Santana Lopes, remeteu a decisão para a presidente eleita, Manuela Ferreira Leite, que se reunirá de manhã com a bancada parlamentar.

Os sociais-democratas serão representados no debate pelos vice-presidentes do grupo parlamentar Hugo Velosa e José Eduardo Martins e pelo deputado António Almeida Henriques.

Manuel Alegre vota contra

O deputado socialista Manuel Alegre, que deixou quarta-feira duras críticas ao Governo num comício que juntou bloquistas, alguns deputados e militantes socialistas e renovadores comunistas contra as desigualdades sociais, votará ao lado do PS contra a moção de censura.

O deputado socialista entende que a disciplina de voto se aplica nas votações de instrumentos como os orçamentos de Estado, moções de censura e moções de confiança.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE