PS exige que PSD «não se esconda atrás da coligação» - TVI

PS exige que PSD «não se esconda atrás da coligação»

Parlamento

Socialistas dizem que PSD deve assumir se quer ou não avançar com a redução do número de deputados

O PS exigiu este sábado ao PSD que «não se esconda atrás da coligação» com o CDS-PP e que assuma se quer avançar com a reforma do sistema eleitoral, esperando que a coligação «não obstaculize» esta reforma política.

Em conferência de imprensa e a falar em nome do PS nacional, o líder da federação socialista do PS/Porto, José Luís Carneiro, disse que «aquilo que os socialistas exigem ao PSD é que não se esconda atrás da coligação, que assuma se quer ou se não quer avançar» com a reforma do sistema eleitoral para a Assembleia da República.

«A coligação não permitiu que se avançasse com a reforma eleitoral para as autarquias locais. Hoje olhamos para as declarações do Dr. Luís Menezes que dá conta de que vão ouvir a coligação, esperamos que a coligação de novo não obstaculize esta reforma política que é ela própria essencial», disse José Luís Carneiro, de acordo com a Lusa.

Na sexta-feira, em Alenquer, o secretário-geral do PS, António José Seguro, anunciou que o PS vai entregar ainda este ano uma proposta para reduzir o número de deputados na Assembleia da República.

José Luís Carneiro olha assim para as declarações de Luís Menezes como sendo «muito à defesa» ao dizer que aguarda pela posição do CDS em relação a esta reforma.

Na opinião do líder do PS/Porto «nunca há atraso quando se trata de melhorar o sistema de funcionamento das instituições» e o «PSD tem oportunidade de mostrar que tem autonomia estratégia para assumir aquilo que sempre defendeu».

«O PS procurará compatibilizar a necessidade de aproximarmos os eleitos dos eleitores mas também garantir que o princípio da proporcionalidade da representação parlamentar não é beliscado», disse, respondendo assim às preocupações manifestadas pelos partidos com menor representação parlamentar.
Continue a ler esta notícia