Covid-19: PSD pede que exista “rapidamente” um planeamento para o pós-confinamento - TVI

Covid-19: PSD pede que exista “rapidamente” um planeamento para o pós-confinamento

  • .
  • MJC
  • 22 fev 2021, 19:59

"Esperemos que se possa vacinar 80% da população portuguesa até ao fim do verão", disse o dirigente social-democrata Maló de Abreu

O PSD apelou ao Governo para que faça “rapidamente” um planeamento para o período pós-confinamento e lamentou que os peritos não tenham apresentado “critérios” para essa fase já na reunião de hoje do Infarmed.

Fazemos um apelo para que este planeamento do pós-confinamento seja um planeamento feito rapidamente, de modo a que os portugueses saibam com tempo o que se vai passar nas suas vidas”, afirmou o deputado e dirigente do PSD Maló de Abreu, numa declaração em vídeo enviada às redações após a 16.ª sessão para analisar a situação epidemiológica da covid-19 em Portugal.

O deputado do PSD eleito por Coimbra defendeu que têm de existir critérios “muito claros” e lamentou que estes não tenham sido já hoje apresentados.

Na última reunião, os peritos ficaram de apresentar um conjunto de critérios nesta reunião e, infelizmente, não apresentaram. Para que se faça um desconfinamento gradual e conhecido antecipadamente é necessário haver uma métrica e um planeamento”, disse, apontando que este planeamento tem falhado “em muitas circunstâncias e não pode falhar novamente”.

Maló de Abreu saudou que, tal como se esperava, o confinamento tenha levado a uma redução significativa do número de casos, mas salientou “não se conseguem identificar 84%” das cadeiras de contágio.

Quanto à vacinação, o dirigente social-democrata considerou que o processo “está a decorrer melhor”, embora com escassez de vacinas no primeiro trimestre.

Esperemos que se possa vacinar 80% da população portuguesa por volta do fim do verão, o grande objetivo que se pretendia atingir”, disse.

O deputado do PSD manifestou ainda preocupação quanto ao processo de testagem.

“Nós sempre dizemos que era preciso testar, testar, testar, identificar e isolar. É preciso quebrar as cadeias de contágio. Infelizmente, esta testagem está a descer e muito longe dos números que pretendíamos, é muito importante que haja aqui uma reversão”, afirmou.

Continue a ler esta notícia