Bloco critica a «descontração» de Passos - TVI

Bloco critica a «descontração» de Passos

Passos Coelho

Ao admitir a possível aplicação de medidas adicionais de austeridade

O BE criticou esta quarta-feira a «leviandade» e a «descontração» com que o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, admitiu a possível aplicação de medidas adicionais de austeridade, depois da aprovação do Orçamento do Estado para 2012 em votação final.



A crítica surge em reação à entrevista hoje à noite à SIC de Pedro Passos Coelho, que admitiu que há um risco de o «declínio económico» em 2012 ser maior do que o previsto pelo Governo e que, nesse cenário, sejam adotadas novas medidas de austeridade.



Em declarações à Agência Lusa, José Guilherme Gusmäo, da Comissão Política do Bloco de Esquerda, criticou a «descontração» e a «leviandade» com que Passos Coelho assumiu a possibilidade de «introdução de medidas adicionais» de austeridade, depois de as ter negado anteriormente e de o Orçamento do Estado para 2012 ter sido aprovado em votação final horas antes.



«Poucos meses após ter sido eleito, já se refugia na arrogância dos primeiros-ministros que estão há demasiado tempo no poder, nomeadamente não se dá ao trabalho de pedir desculpas pela quebra de promessas que fez no mês anterior e não se dá ao trabalho de inventar justificações novas», apontou o dirigente bloquista.



Para o BE, com as medidas anti-crise da troika internacional e do Governo, o país «estará mais pobre, terá níveis de desemprego nunca antes vistos na história da democracia e terá muito mais dívida».
Continue a ler esta notícia