Camarate: Passos admite reabrir comissão de inquérito - TVI

Camarate: Passos admite reabrir comissão de inquérito

Camarate

Desde que exista consenso partidário e algo a acrescentar ao processo

Relacionados
O líder do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, admitiu este domingo a possibilidade de reabrir a comissão de inquérito à queda do avião em Camarate que vitimou Francisco Sá Carneiro, se houver consenso partidário e algo a acrescentar ao processo.

«Se esse consenso se gerar e se houver ainda possibilidade de acrescentar algum esclarecimento [ao processo], não deixaremos de dar o nosso contributo para isso», revelou Passos Coelho, no discurso da sessão evocativa em memória de Francisco Sá Carneiro, num hotel do Porto, escreve a Lusa.

Admitindo que, «até hoje» as pessoas se mantêm «inconformadas com as circunstâncias da viagem trágica» que vitimou Sá Carneiro, Passos Coelho frisou não se ter conseguido «concluir de forma categórica» o que sucedeu a 4 de Dezembro de 1980.

«Na anterior legislatura todos os partidos suscitaram a questão da comissão de inquérito. Não sei se haverá circunstâncias para retomar esse fio ou não», observou o primeiro-ministro, abrindo caminho à disponibilidade para reabrir o processo.

Passos Coelho lembrou que, para o PSD, esta «não é uma questão partidária, mas uma questão nacional».

O primeiro-ministro tinha antes homenageado o antigo governante que morreu num acidente aéreo em 1980, depositando uma coroa de flores cor de laranja na estátua de Sá Carneiro na praça com o mesmo nome, no Porto.

CDS-PP disponível

O líder parlamentar do CDS-PP, Nuno Magalhães, manifestou, entretanto, a disponibilidade dos democratas-cristãos para «retomar os trabalhos da comissão de inquérito» à queda do avião em Camarate.

«O CDS está disponível para retomar os trabalhos da comissão parlamentar de inquérito que foram interrompidos em função da dissolução da Assembleia da República e consequente convocação de eleições antecipadas», afirmou Nuno Magalhães à Lusa.

Segundo Nuno Magalhães, «o objecto deverá ser aquele enquadrado no mais amplo consenso possível». Em nome desse consenso, o líder da bancada democrata-cristã escusou-se a avançar mais pormenores.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE