Crescimento: Governo reúne-se hoje com Verdes, BE e CDS - TVI

Crescimento: Governo reúne-se hoje com Verdes, BE e CDS

Passos Coelho (Lusa/Manuel de Almeida)

Encontros com PS, PCP e PSD só na próxima semana

O Governo reúne-se esta sexta-feira com representantes de Os Verdes, BE e CDS, em encontros que foram agendados para debater uma estratégia de crescimento, e nos quais, segundo a agência Lusa, o executivo diz estar disponível para «discutir o que for necessário».

Os encontros contarão, do lado do Governo, com a presença do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, do ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, do ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Marques Guedes, do ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, e do ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares.

O Partido Ecologista será o primeiro a ser recebido na residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento, às 15:00, com uma delegação composta por Manuela Cunha e Afonso Luz, dirigentes da comissão executiva do partido.

Segue-se o BE às 16:00, com uma delegação constituída pelos coordenadores João Semedo e Catarina Martins, o líder parlamentar Pedro Filipe Soares e a deputada Ana Drago.

O último partido a ser recebido hoje pelo executivo será o CDS-PP, às 17:00.

Os restantes encontros acontecerão na próxima quarta-feira, uma vez que o primeiro-ministro estará fora do país na segunda e na terça-feira, primeiro na Cimeira Luso-Espanhola, em Madrid, e depois numa visita à OCDE, em Paris.

No dia 15, o PS será o primeiro partido a ser recebido, às 10:00, estando garantida a presença do secretário-geral António José Seguro, seguindo-se o PCP, às 11:00, e o PSD às 12:00.

A 23 de abril, o Governo aprovou, em Conselho de Ministros extraordinário, uma proposta de estratégia de crescimento e de fomento industrial para o período 2013-2020 e, na conferência de imprensa, o ministro da Economia anunciou que o Governo pretendia encontrar-se com os parceiros sociais e políticos para debater o documento.

Na mesma ocasião, o ministro da Presidência salientou que o plano do executivo PSD/CDS-PP seria enviado «em primeiro lugar aos parceiros sociais e aos partidos políticos, exprimindo a intenção do Governo em promover o consenso necessário a uma estratégia de crescimento sustentada e de longo prazo».

Na sequência desse Conselho de Ministros, o ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, escreveu aos partidos, convidando-os para um processo de diálogo em torno de propostas para estimular o crescimento económico em Portugal.
Continue a ler esta notícia