Impostos: “Não queremos regressar às experiências de Sócrates” - TVI

Impostos: “Não queremos regressar às experiências de Sócrates”

Debate António Costa vs Pedro Passos Coelho (LUSA)

Passos Coelho reitera que o alívio fiscal que os portugueses vão poder sentir na próxima legislatura está delineado, ao contrário do plano do Partido Socialista. Já António Costa garante que a sobretaxa do IRS pode ser eliminada mais rapidamente do que a coligação PSD/CDS prevê

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, reiterou, esta quarta-feira, que o alívio fiscal que os portugueses vão sentir nos próximos anos será faseado, de forma a não comprometer toda a recuperação conseguida na última legislatura.

No primeiro, e único, debate entre Passos Coelho e António Costa, o primeiro-ministro voltou a garantir que o alívio fiscal vai passar pela eliminação progressiva da sobretaxa do IRS e pela devolução das receitas conseguidas em excesso no final do ano, para que o país não entre em “aventuras”.

“Em 2016 faremos um crédito fiscal, relativamente ao ano de 2015, se as receitas do IVA e do IRS ficarem acima do que estava espectado. Pelos dados que temos até esta altura julgamos que isso irá acontecer. [Há um “se”], mas que foi assumido com transparência no Orçamento para este ano. (…) O que ficar acima, nós devolvemos. Quanto é? É o que ficar acima. Veremos em dezembro. [Depois há] a remoção da sobretaxa, que acontecerá um quarto a cada ano. 25% será removida no próximo ano sem nenhuma condicionalidade.”

Para o primeiro-ministro só assim se pode manter o país com as contas externas equilibradas, objetivo conseguido primeira vez em “dezenas de anos”, não sendo necessário recorrer a “experiências” como as do último Governo socialista.

“Não precisamos de nenhum choque, nem nenhum estímulo ao consumo. Temos as nossas contas externas equilibradas, pela primeira vez em dezenas de anos, e não queremos por isso em causa, é uma aventura que não queremos fazer. Não queremos regressar às experiências de Sócrates em 2009 e 2010.”


Já António Costa garante que a sobretaxa do IRS pode ser eliminada mais rapidamente do que a coligação PSD/CDS prevê, e que existem medidas de combate à pobreza que podem ser implementadas, que este Governo não quis prosseguir.

“Depois do incumprimento das promessas eleitorais do atual PM, a última coisa que os portugueses suportariam era um novo primeiro-ministro que se estreasse a fazer o contrário do que se comprometeu na campanha eleitoral. (…) O conjunto de economistas que esteve a trabalhar connosco não esteve a brincar. (…) O que nós dizemos em matéria de fiscal: primeiro devolveremos a sobretaxa do IRS, metade em 2016 e metade em 2017. Não é o que as pessoas pagaram, é eliminamos a sobretaxa do IRS. Segundo, iremos rever ao longo da legislatura os escalões que provocaram o maior aumento do IRS sobre a classe média”.

Para o líder socialista, mais do que medidas possíveis estes são “compromissos escritos e contas certas”.

“Iremos corrigir as medidas regressivas que este governo criou, designadamente o coeficiente familiar – que faz com que uma criança de uma família rica receba mais do que uma criança de uma família pobre – iremos repor os mínimos sociais [e] todas as medidas de combate à pobreza que este governo eliminou. Não são fantasias, são compromissos escritos e contas certas.”


Passos Coelho vê estas medidas não só como um regresso ao passado, mas também como um recurso desnecessário, especialmente em matéria de IRS.
 
 “O programa [do PS] diz que temos necessidade de aumentar a progressividade dos escalões do IRS. Nós temos uma progressividade muito grande. Praticamente temos uma pequena parte dos contribuintes que pagam quase 20% da receita fiscal, e temos cerca de 16% de receita que é paga por 80%. Mais de metade dos contribuintes não paga impostos, está isento de IRS. Mais progressividade do que isto, não há. Não precisamos de voltar para trás como o dr. António Costa está a sugerir.”

Para o primeiro-ministro, o programa socialista só vai criar mais despesa do Estado ao tentar reverter as medidas do atual Governo.
 
“Não há semana nenhuma que não faça uma promessa nova. O dr. António Costa não só está a prometer remover todas as medidas difíceis que tivemos de adotar, muito mais depressa, (…) como anda cria novas prestações sociais, mais despesas do Estado. Mais uma vez a abordagem de Sócrates do estímulo à procura”.

Já António Costa garante que todas as medidas propostas foram avaliadas em matéria de eficácia, assim como o programa eleitoral, que foi elaborado com muito cuidado para não seguir o que Passos Coelho faz: esconder “as contas nas mangas”.
 
 “Há uma grande diferença entre nós: o meu programa é um conjunto de compromissos escritos, avaliados e com contas feitas. Eu não faço cada semana uma promessa, em cada semana falo de partes diferentes do meu programa. Há uma grande diferença. O senhor não tem programa, nem mostra as contas. Tem as contas escondidas nas mangas. (…) Está a tentar não repetir [o que fez na última campanha eleitoral]. (…) O dr. Passos Coelho entende que a governação é “enganar”. 


Tudo sobre o debate Passos vs. Costa:

Passos cola Costa a Sócrates. "Está enganado", diz o líder do PS

Passos nega corte de pensões, Costa nega plafonamento encapotado

Costa rejeita acordos com PSD se ganhar eleições sem maioria absoluta

"Não ouvirá da minha boca uma promessa quantificada"

Passos admite falha no SNS, Costa promete baixar taxas moderadoras

"Pela primeira vez há um governo que vai entregar menos riqueza"

"Passos Coelho é um passa culpas permanente no caso BES"



 

Continue a ler esta notícia