Passos dá uns passos para evitar lesados do BES - TVI

Passos dá uns passos para evitar lesados do BES

Ponto de encontro foi alterado uns metros. Coligação deixou os manifestantes num canto da praça

​Depois de interrompido o programa no Marco de Canavezes, Passos e Portas mudam o ponto de encontro com os apoiantes, em Paços de Ferreira, de novo por causa dos lesados do BES. Ao megafone, numa gravação, ouvia-se que o local para ver o primeiro-ministro era no coreto da praça D. Luís. E era: mas os protestos voltam a trocar as voltas à coligação.
 
Entre os manifestantes e os apoiantes da coligação Portugal à Frente a tensão ia crescendo. A espera de 40 minutos também não ajudou. Os grupos juntavam-se perto do coreto e a música do PAF, que saia de uma coluna portátil - e cujo volume foi aumentando - não abafava o barulho que os manifestantes que protestam pela devolução do dinheiro investido nas empresas do Grupo Espírito Santo sabem tão bem fazer.
 
E à chegada, Portas e Passos dão uns passos para o lado e acabam a falar aos apoiantes na escadaria de uma igreja. Rodeados por militantes e simpatizantes, de bandeiras no ar, o primeiro-ministro ignorou os protestos e Portas pediu “respeito”, enquanto a GNR bloqueava a passagem dos clientes do BES, confinados a um canto da praça.
 
Na praça, as imagens são impressivas: apoiantes coloridos, empunham bandeiras azul e laranja, as cores de CDS e PSD, respetivamente. Ao lado, os manifestantes, denominados vulgarmente de “lesados do BES”, envergavam t-shirts pretas e agitavam bandeiras negras.
 
Como o protesto não arredava pé – durante os 40 minutos de espera, o bombo, a gaita, o apito, o megafone, todos em uníssono , nem dava sinais de cansaço, a solução foi mudar de local da acção de campanha para a outra ponta do jardim.
  E quando os manifestantes tentaram seguir a caranava da coligação, os agentes da GNR criaram um cordão humano, e dali ninguém saiu. Ainda se faziam ouvir, mas era mais longe, e Portas e Passos falavam de megafone.
 
O líder do CDS pedia tolerância, Passos garantia que o trabalho feito merecia a confirmação (maioria), mas não para a maioria, sim para o país. O líder da coligação ouviu “maioria, maioria” e aproveitou a deixa:

"O país precisa de estabilidade política", até para que os mais prejudicados pela austeridade "possam agora ser os beneficiários de mais justiça social, crescimento económico, mais emprego".


A seguir, ouviu-se em tom cantado: “Falta uma semana para a vitória, já só falta uma semana para a vitória. Uma semana para a vitória”. Altura de rumar para Penafiel, onde será o comício da noite. E Passos Coelho, debaixo de sol, ainda recebe uns óculos feitos de madeira, na impossibilidade de os apoiantes de Paços de Ferreira, capital do móvel, oferecerem peça de decoração maior. "São bonitos, não são?", perguntou a uma jornalista. E eram.

 
 
Continue a ler esta notícia