Presidente da Câmara do Funchal vai renunciar ao mandato - TVI

Presidente da Câmara do Funchal vai renunciar ao mandato

  • BC
  • 28 mai 2019, 11:22

Paulo Cafôfo vai renunciar na quinta-feira depois de o PS ter vencido apenas em dois concelhos da Madeira nas eleições europeias

O presidente da Câmara do Funchal, Paulo Cafôfo, que é o candidato do PS à presidência do Governo Regional da Madeira nas legislativas regionais de 22 de setembro, vai renunciar ao mandato na quinta-feira, segundo o gabinete do autarca.

A decisão foi hoje avançada pelo Diário de Notícias da Madeira e confirmada à agência Lusa pelo chefe de gabinete de Paulo Cafôfo, Miguel Iglésias.

O presidente não fará qualquer declaração sobre este assunto antes de quinta-feira, após a reunião semanal do executivo da Câmara do Funchal”, referiu.

Quando questionado sobre este assunto, Paulo Cafôfo tinha já respondido que a sua saída do município decorreria dentro dos prazos legais, cujo limite é de 40 dias antes do ato eleitoral.

A decisão foi ditada pelos resultados eleitorais das europeias, em que o PS apenas venceu em dois dos concelhos da Madeira (Machico e Porto Moniz), tendo o PSD sido a força mais votada nos restantes nove municípios.

O objetivo do candidato é apostar numa “campanha de mobilização para um novo ciclo de desenvolvimento da região”, disse o chefe de gabinete.

O PSD foi o partido mais votado na Região Autónoma da Madeira nas europeias de domingo, com 37,15% dos votos, tendo o PS obtido 25,81%.

A abstenção situou-se nos 61,47%, ou seja, foi inferior aos 66,14% registada em 2014.

No ato eleitoral de domingo, a Madeira manteve duas eurodeputadas no Parlamento Europeu, nomeadamente Sara Cerdas (PS) e Cláudia Monteiro de Aguiar (PSD), que conseguiu ser reeleita.

Pedido de licença sem vencimento foi entregue no Governo da Madeira

Um pedido de licença sem vencimento do presidente da Câmara do Funchal, que é o candidato do PS à presidência do Governo da Madeira nas legislativas regionais, deu, esta terça-feira, entrada na Secretaria da Educação da região, disse fonte governamental.

O documento deu entrada na direção regional de Inovação e Gestão e foi enviado para a respetiva escola”, disse à Lusa fonte do gabinete do secretário da Educação madeirense, Jorge Carvalho.
 

Paulo Cafôfo, que se tornou presidente da principal câmara madeirense em 2013, foi reeleito em 2017 pela coligação Confiança (PS/BE/JPP/PDR/Nós, Cidadãos!), conquistando a maioria absoluta.

Até então, o município tinha sido liderado pelo PSD, partido que governa a Madeira.

Nas eleições de setembro, o atual presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, recandidata-se ao cargo.

Continue a ler esta notícia