PT/TVI: Taguspark «invade» a comissão de inquérito - TVI

PT/TVI: Taguspark «invade» a comissão de inquérito

Taguspark

Oposição está decidida a investigar o «primeiro plano» falhado antes da PT tentar adquirir a TVI

Relacionados
A comissão de inquérito à alegada intervenção do Governo na tentativa de compra da TVI por parte da PT vai passar a ter um novo objectivo: apurar uma outra tentativa de compra da TVI por parte da Taguspark em 2008, na qual Rui Pedro Soares já terá estado envolvido.

É esta a conclusão a tirar das reacções dos partidos da oposição no final da audição ao ex-consultor jurídico da PT e administrador não executivo da Taguspark Paulo Penedos.

PSD pede escutas do processo Face Oculta

«Fica claro que Rui Pedro Soares era uma peça essencial na tentativa de aquisição da TVI, fosse pela Taguspark ou pela PT», disse o deputado João Oliveira aos jornalistas, acrescentando que o PCP vai pedir agora o acesso aos autos do processo Taguspark.

Já o deputado do PSD Pedro Duarte considerou esta «uma audição muito relevante», já que, no seu entender, mostrou que «havia um esquema que na primeira fase envolvia a Taguspark e numa segunda fase a PT». «Curiosamente com a mesma pessoa, muito próxima do primeiro-ministro», acrescentou, referindo-se a Rui Pedro Soares.

Penedos garante que não preparou pré-acordo

O CDS-PP, que vai pedir agora a audição de Américo Thomati, presidente da comissão executiva da Taguspark, «estranha a coincidência de vontades e pessoas» entre os dois negócios falhados. «A ideia afinal não é da PT, já tinha sido estudada pela Taguspark», explicou a deputada Cecília Meireles.

Para João Semedo, com a audição de Paulo Penedos «confirma-se a operação que decorreu num contexto onde é visível que houve intervenção exterior à empresa», sendo que a PT seria um «segundo plano, sucedâneo de outra operação que fracassou». O bloquista congratulou-se com o pedido do BE já efectuado para os deputados acederem à documentação do processo Taguspark.

Quanto ao PS, limitou-se a dizer, através da deputada Ana Catarina Mendes, que ficou «esclarecido» com as palavras de Paulo Penedos.

O que disse Paulo Penedos

Foi o PSD, através de Agostinho Branquinho, que trouxe à baila o caso Taguspark, questionando Paulo Penedos sobre os serviços que prestava a esta empresa, tendo o ex-consultor jurídico da PT revelado que Rui Pedro Soares lhe pediu um parecer sobre a hipótese da Taguspark adquirir uma posição na Media Capital.

«A possibilidade foi discutida e tive intervenção dando opinião jurídica sobre a possibilidade da Taguspark entrar na Media Capital. Limitei-me a analisar o que Rui Pedro Soares me pediu para analisar», afirmou Penedos, que frisou que o seu parecer foi negativo» porque não considerava que o objecto social da Taguspark se enquadrasse nesta aquisição.

Perante a implicação de Rui Pedro Soares, foram visíveis os sorrisos dos deputados da oposição. «Não sei se me pediu o parecer como administrador executivo da PT ou de administrador não executivo da Taguspark», acrescentou.

O misterioso envelope

Agostinho Branquinho (PSD) também questionou Penedos sobre um parecer da sociedade de advogados PLMJ, de 2008, que considerava positiva a entrada da Taguspark na Media Capital.

«Apareceu um envelope na minha secretária [com o parecer], mas não faço ideia porquê. Nunca o vi», afirmou, acrescentando que «tem memória» que Rui Pedro Soares lhe tenha falado dessa solicitação à PLMJ.

Recorde-se que esse envelope foi encontrado já este ano no seu gabinete da PT e que Paulo Penedos, quando confrontado com isso no interrogatório do Ministério Público, terá dito, segundo noticia o «Público» de 16 de Abril, que o parecer nele contido era «a solução que lhe foi apresentada da autoria daquela sociedade de advogados» para o eventual negócio Taguspark/TVI.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE