França: Portas saúda Hollande pela eleição - TVI

França: Portas saúda Hollande pela eleição

Paulo Portas

Ministro disse esperar contributos para a construção europeia

Relacionados
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, saudou hoje o novo Presidente da República francês e afirmou que «espera» contributos para a construção europeia, noticia a Lusa.

«A França é um país fundador do projeto europeu, certamente que todos os europeus esperam da França um contributo para melhorar a construção europeia e nesse plano que nós nos perspetivamos», disse Paulo Portas aos jornalistas, em Lisboa, sublinhando que não faz comentários sobre as propostas de François Hollande que durante a campanha eleitoral propôs a adoção do ato adicional, que foi rejeitado, ao tratado europeu sobre questões europeias.

«Não fazemos comentários de natureza partidária, que são legítimos, mas são de natureza partidária. Portugal fez a ratificação dos tratados europeus com independência de qualquer eventualidade eleitoral em outro país e se não tivéssemos feito assim teríamos tornado a nossa soberania dependente de um facto que sendo europeu não aconteceria no nosso país, de modo que nós, evidentemente, esperamos que haja concertação europeia e que o projeto de retificação continue», afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros, que frisou as relações entre os dois países.

«Portugal saúda o novo Presidente da República de França. A nossa firme vontade é manter uma relação excelente de relações entre os dois países num plano Estado a Estado porque esta é uma amizade já muito antiga e profícua e gostava de sublinhar a importância da comunidade portuguesa em França cujos interesses têm sido tratados sempre entre os dois governos e também a importância de ambos contribuirmos para melhorar a construção europeia e assim responder aos cidadãos dos dois países europeus», disse Paulo Portas.

François Hollande foi eleito com 51,62 por cento dos votos, contra 48,38 por cento de Nicolas Sarkozy.
Continue a ler esta notícia

Relacionados