Portas esclarece encontro com Salgado na Comissão de Inquérito - TVI

Portas esclarece encontro com Salgado na Comissão de Inquérito

Paulo Portas [Foto: Lusa]

Fonte do gabinete do vice-primeiro-ministro garante que a audição está prevista desde o primeiro dia e que Paulo Portas responderá «a todas as perguntas»

Relacionados
O vice-primeiro-ministro vai responder a perguntas relativas ao encontro com o ex-presidente do BES Ricardo Salgado quando for ouvido na comissão parlamentar de inquérito, disse esta quinta-feira à Lusa fonte do gabinete de Paulo Portas.

Numa carta endereçada à comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do GES, o antigo presidente executivo do BES Ricardo Salgado disse que se reuniu com Paulo Portas a 20 de maio de 2014 e por duas vezes com o Presidente da República para alertar Cavaco Silva sobre os «riscos sistémicos» envolvendo o Grupo Espírito Santo (GES) e o BES.

A fonte do gabinete de Paulo Portas recorda que está previsto, desde o primeiro dia, que o vice-primeiro-ministro seja ouvido na comissão de inquérito, afirmando que «só por 'amnésia' alguém pode ignorar esse facto».

Será nessa ocasião, segundo a fonte, que Paulo Portas responderá «a todas as perguntas» porque «é o local em que está a ser feito o inquérito».

A mesma fonte recorda que «é sabido há muito tempo que o BES pretendeu apoio do sistema financeiro público português, solicitação a que o Governo entendeu não dar provimento».

Na carta à comissão parlamentar de inquérito e a que a agência Lusa teve acesso, Ricardo Salgado detalha os encontros tidos com responsáveis políticos em 2014, dividindo as reuniões em duas fases.

A primeira fase de contactos deu-se em março e abril e nela foi abordada a «evolução do BES e a necessidade de assegurar que a transição da respetiva 'governance' decorresse de forma estável e controlada», e no segundo rol de encontros, em maio, deu-se um «pedido de apoio institucional e, ainda, [de] confiança nos planos de recuperação apresentados e na estratégia delineada».

A 31 de março, Ricardo Salgado reuniu-se com Cavaco Silva, ao passo que a 07 de abril encontrou-se com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

No dia seguinte o ex-banqueiro esteve com a ministra das Finanças, e a 22 de abril deu-se uma reunião com o agora ex-presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

No segundo leque de reuniões, em maio, Ricardo Salgado esteve reunido com o ex-secretário de Estado e atual comissário europeu Carlos Moedas no dia 02, com o Presidente da República a 06, com a ministra das Finanças e o primeiro-ministro a 14, e com o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, no dia 20.

Também em maio deu-se outra reunião com Durão Barroso que Ricardo Salgado não consegue precisar a data.

As diligências, diz o ex-banqueiro na carta enviada ao parlamento, «visavam, entre outros objetivos, informar as entidades competentes sobre as preocupações do GES e, reitere-se, do próprio BES».

«Foi nesse contexto que assumi ser meu dever prevenir, mais uma vez, as entidades regulatórias e políticas para os riscos sistémicos, designadamente ao nível do setor financeiro», sublinha Ricardo Salgado.

As entidades contactadas, diz o histórico líder do BES, «ouviram as preocupações que lhe foram transmitidas, tendo referido que as questões suscitadas seriam analisadas».

«As diligências que, posteriormente, terão sido adotadas, no âmbito das competências próprias de cada entidade, transcendem o meu conhecimento», remata Salgado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE