Swap: PCP chama secretários de Estado e administradores - TVI

Swap: PCP chama secretários de Estado e administradores

Parlamento de férias [TIAGO PETINGA/LUSA]

«O objetivo desta comissão é apurar todas as responsabilidades pela celebração destes contratos», explicou Paulo Sá

O deputado do PCP Paulo Sá anunciou esta sexta-feira ter pedido a audição, na comissão parlamentar de inquérito aos contratos de gestão de risco financeiro («swap») nas empresas públicas, de todos os secretários de Estado ligados ao processo.

«O objetivo desta comissão é apurar todas as responsabilidades pela celebração destes contratos, das empresas públicas, mas também da tutela governamental e do sistema financeiro e das empresas externas que foram assessorando as empresas públicas na celebração destes contratos», declarou, sublinhando tratar-se de uma lista preliminar que pode vir a aumentar, conforme o andamento dos trabalhos.

Da lista de nomes entregue pelos comunistas ao presidente daquela comissão eventual, o socialista Jorge Lacão, constam também o atual e os anteriores presidentes da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), João Moreira Rato, Alberto Soares e Franquelim Alves.

A secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque, assim como os seus antecessores Carlos Costa Pina, Luís Morais Leitão e Francisco Esteves de Carvalho, o presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Carlos Tavares, e os diversos presidentes das administrações dos metros de Lisboa e Porto e da REFER fazem também parte do rol.

A criação da referida comissão parlamentar, justificada pelo elevado número deste tipo de contratos e as responsabilidades potenciais de perto de três mil milhões de euros, foi aprovada em plenário, a 10 de maio, numa iniciativa da maioria que sustenta o Governo PSD/CDS-PP, merecendo a unanimidade dos presentes no hemiciclo.
Continue a ler esta notícia