Jerónimo de Sousa discursa na abertura da Festa do Avante - TVI

Jerónimo de Sousa discursa na abertura da Festa do Avante

  • AR
  • 1 set 2017, 07:49
Jerónimo de Sousa

Festa que assinala a "rentrée" política comunista dura até domingo, com mais de 200 espetáculos de música, teatro e cinema

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, discursa hoje, no Seixal, na abertura da 41.ª da Festa do Avante!, a ‘rentrée’ política comunista que até domingo apresenta cerca de 200 espetáculos de música, teatro e cinema.

A ‘rentrée’ política comunista acontece numa altura em que o Governo e os partidos que o apoiam no parlamento negoceiam o Orçamento do Estado para 2018, tendo o PCP em cima da mesa, como bandeiras, o alívio fiscal para os rendimentos mais baixos, o aumento de pensões e o descongelamento de carreiras na administração pública.

Para as 19:00 de hoje, junto ao pavilhão central, na Quinta do Cabo, está marcado o primeiro discurso de Jerónimo de Sousa na edição deste ano da Festa do Avante!, voltando o secretário-geral a fazer uma intervenção no comício de domingo, às 18:00, no palco 25 de Abril, na Quinta da Atalaia.

No sábado, pelas 17:30, o líder comunista visita o Espaço Ciência da 41.ª Festa do Avante!, que este ano é dedicado ao património e potencialidades do mar.

Ao longo destes três dias de Festa do Avante, nas quintas da Atalaia e do Cabo da Marinha, concelho do Seixal, distrito de Setúbal, serão cerca de 200 os espetáculos de música, teatro e cinema que estarão disponíveis para os visitantes, com destaque para os concertos de António Zambujo, Rui Veloso, Gisela João, Paulo de Carvalho e Mão Morta, este último uma estreia na festa comunista.

Destaque ainda para o concerto, hoje às 21:45, para o concerto da Orquestra Sinfonietta de Lisboa, comemorativo dos 100 anos da Revolução de Outubro de 1917.

Para o ‘Avanteatro’ estão previstos mais de 15 espetáculos ao longo dos três dias, com foco especial no centenário do nascimento do autor Romeu Correia, merecendo também destaque a programação do ‘CineAvante!’, em que a produção nacional tem particular preponderância.

O desporto também é já tradição no Avante!, estando previstas atividades de cerca de 30 modalidades – que vão das mais radicais, como a escalada, às mais tradicionais, como a malha e os matraquilhos -, sendo o ponto alto a corrida e caminhada da Festa, que acontece no domingo de manhã.

As crianças, os novos públicos da festa, têm especial atenção na programação e, num espaço bastante arborizado, haverá insufláveis, pinturas de cara, yoga para crianças, jogos de água, além de música e teatro dedicado aos mais pequenos.

Continue a ler esta notícia