CDU "pronta": os cabeças de lista para as legislativas - TVI

CDU "pronta": os cabeças de lista para as legislativas

Eleições legislativas 2011: Jerónimo de Sousa - CDU (António Cotrim/Lusa)

Já se sabia que Jerónimo de Sousa vai concorrer por Lisboa. Agora sabe-se quem são os outros deputados que o acompanham. E outros nomes de outros círculos eleitorais

Relacionados
A 10 de junho, a Coligação Democrática Unitária (CDU) já tinha divulgado que o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, vai ser o cabeça de lista por Lisboa para as legislativas. Esta quinta-feira ficou a saber-se que Rita Rato e Miguel Tiago também vão concorrer por Lisboa. Assim, são por esta ordem, os três candidatos da CDU pelo círculo da capital.  A CDU "está pronta" para "assumir todas as responsabilidades que o povo português decida atribuir-lhe" nas urnas.

A coligação que junta PCP ao Partido Ecologista "Os Verdes" quer servir de base à "construção de uma alternativa patriótica e de esquerda e no Governo do país, para concretizar uma nova política ao serviço dos trabalhadores e do povo", disse o secretário-geral Jerónimo Sousa, na Casa do Alentejo, em Lisboa, depois de conhecidos os primeiros dez candidatos da CDU às legislativas deste ano pelo círculo de Lisboa, lista então por si encabeçada. 

Num discurso perante centenas de militantes e apoiantes, Jerónimo de Sousa apelou ao voto aos portugueses "hesitantes" que se "aproximam" da CDU elogiando a competência da coligação mas que, admitiu, "hesitam no voto".

"É preciso dizer a todos esses homens, mulheres, jovens, preocupados (…) que decidam desta vez [votar na CDU]. Nós iremos lá com esse apoio mais largo de tantos e tantos portugueses"


Na quarta-feira, tinha sido anunciado que o deputado comunista Jorge Machado concorre pelo círculo do Porto. Ocupou o segundo lugar das listas de 2009 e 2011 da coligação que junta o PCP, "Os Verdes" e Intervenção Democrática, quando Honório Novo era o número um pelo Porto.  Tem 39 anos, é jurista e membro da Direção da Organização Regional do Porto do PCP, tendo sido eleito deputado pela primeira vez em 2005. Já Honório Novo acabou por deixar o parlamento em 2013.

O cabeça de lista da CDU pelo Porto intervirá num ato público da coligação na próxima sexta-feira no Porto, ao lado do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa.

A CDU anunciou hoje, também, que o número um do círculo por Bragança é Jorge Humberto Fernandes, membro da Direção da Organização Regional de Bragança do PCP e mandatário distrital da CDU nas eleições europeias de 2014.

Também a norte, o círculo eleitoral de Vila Real é encabeçado por Júlia Correia, dirigente da União de Sindicatos de Vila Real e membro da Direção da Organização Regional de Vila Real do PCP.

O cabeça de lista pela Guarda é o arqueólogo e investigador Luís Luís, membro da Direção da Organização Regional da Guarda do PCP.

A sul o cabeça de lista por Faro é Paulo Sá, deputado desde 2011 e membro da Direção da Organização Regional do Algarve do PCP.

A CDU já tinha anunciado também que o eurodeputado Miguel Viegas vai concorrer a São Bento pelo círculo eleitoral de Aveiro, João Ramos será “número 1” por Beja, Manuel Rocha por Coimbra e Mónica Ramôa figurará no topo da lista em Castelo Branco.

O líder parlamentar do PCP, João Oliveira, mantém-se como cabeça de lista por Évora.

Francisco Lopes, antigo candidato presidencial apoiado pelo PCP em 2011, deputado e membro da comissão política dos comunistas, volta a ser o número um na lista da CDU de Setúbal.

Aníbal Pires, deputado regional e coordenador da direção regional dos Açores do PCP, encabeça a lista da CDU pelo círculo dos Açores, enquanto a psicóloga e deputada Carla Cruz concorre pelo círculo de Braga.

Pelo círculo de Portalegre concorre Manuela Cunha, animadora cultural e membro do Partido Ecologista “Os Verdes”, parceiro do PCP na CDU.

No círculo da Europa, a coligação candidata Teresa Soares, professora, e no círculo Fora da Europa a escolha é Helena Cunha, historiadora.

As eleições legislativas realizam-se no outono, mas a data ainda não foi marcada pelo Presidente da República, Cavaco Silva.

Nas legislativas de 2011, a CDU obteve 7,9% dos votos e elegeu 16 deputados à Assembleia da República.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE