PS "pagará com gosto fatura" de mais 200 milhões para agricultura - TVI

PS "pagará com gosto fatura" de mais 200 milhões para agricultura

Capoulas Santos (foto Facebook)

Governo anunciou reforço da verba do Programa de Desenvolvimento Rural. Socialistas, confiantes que vão liderar o próximo executivo, dizem que pagam essa fatura, embora considerem medida eleitoralista

Se formar Governo, o PS diz que "pagará com gosto a fatura" do orçamento do Ministério da Agricultura, num total de 200 milhões de euros em cinco anos, mas considera eleitoralista a medida do atual executivo.

Esta posição consta de uma nota assinada pelo dirigente socialista Luís Capoulas Santos, em reação ao anúncio pela ministra da Agricultura, Assunção Cristas, de que o Governo reforçará em 200 milhões de euros a verba do Programa de Desenvolvimento Rural destinada às medidas agroambientais, para responder ao elevado número de candidaturas.

"O mesmo Governo que apresentou o PDR/2020 há poucos meses e se ‘esqueceu' de o dotar da contrapartida nacional necessária, resolveu agora, a 23 dias das eleições, reforçar o orçamento do Ministério da Agricultura em 40 milhões de euros por ano, durante os próximos cinco anos. Uma fatura que o governo do PS pagará com gosto, obviamente".


Segundo Assunção Cristas, o Governo está "em condições de anunciar que será reforçado o PDR, que é o programa de fundos comunitários de apoio à agricultura, em 200 milhões de euros, que provêm do Orçamento do Estado, para acomodar todas as candidaturas às medidas agroambientais", passando a um total de 774 milhões de euros.

Inicialmente estava prevista uma dotação de 574 milhões de euros para esta área, que inclui a ajuda à agricultura biológica, ao modo de produção integrado, ao uso eficiente da água e às culturas tradicionais de sequeiro, como o castanheiro, o olival ou o amendoal.
Continue a ler esta notícia