Sócrates: «PEC 4 era solução para a crise» - TVI

Sócrates: «PEC 4 era solução para a crise»

Ex-primeiro-ministro diz que podia ser situação semelhante à atualmente adotada em Espanha e em Itália

José Sócrates quebrou o silêncio em entrevista à RTP. O ex-primeiro-ministro falou de vários momentos do seu último mandato e concretamente sobre o período de queda do Governo, com o chumbo do PEC4. Na sua perspetiva, esse plano era uma boa solução para o país.

«Em março de 2011 fiz tudo para que a Europa apoiasse o PEC 4. Na altura o plano teria sucesso se tivesse apoio do Banco Central Europeu, do Conselho Europeu e da Comissão Europeia. E teve», frisou, desmentindo a ideia de que não quis envolver Passos Coelho na discussão: «O PSD não quis aprovar o PEC 4»

«Apresentámos o PEC 4 e já depois de ir ao Conselho Europeu estive disponível durante duas semanas para o diálogo. Fiz apelo a todos os partidos políticos para conversarem com o Governo para aproveitar este plano. Era uma solução para a crise», defendeu, considerando que se tratava de «uma solução muito semelhante à que neste momento têm Espanha e Itália».

«Admito que havia muita gente não podia acreditar, mas quem interessava garantir o apoio do PEC4? Ao BCE, à Comissão Europeia e ao Conselho Europeu, o que estava garantido. O chumbo do PEC 4 criou uma crise política e conduziu o país a um pedido de ajuda externa. Foi aprovado em Bruxelas e chumbado aqui», vincou.
Continue a ler esta notícia