OE2017: PSD vai apresentar propostas, mas não entra na "mercearia orçamental" - TVI

OE2017: PSD vai apresentar propostas, mas não entra na "mercearia orçamental"

  • Tomásia Sousa
  • com Lusa
  • 21 out 2016, 00:19

Pedro Passos Coelho admitiu, em entrevista ao Público, que o PSD apresente propostas, mas garante que serão em matérias de natureza estrutural

Pedro Passos Coelho admite que o PSD apresente propostas de alteração ao Orçamento de Estado para 2017, ao contrário do que aconteceu no último ano.

O líder da oposição garante, contudo, que os sociais-democratas não entrarão naquilo a que chama “mercearia orçamental” e que, a apresentar propostas, serão em matérias de natureza estrutural.

Numa entrevista ao Público, Passos Coelho afirma ainda que este é “um mau orçamento” já que, “apesar de, aparentemente, cumprir os objetivos de redução do défice, não tem uma estratégia de crescimento para o país”.

O país não está a crescer e não vai crescer mais, de acordo com as estimativas do próprio Governo, porque a estratégia está errada”, afirmou.

Condição de recursos nas pensões mínimas

O presidente do PSD admitiu ainda debater com o Governo a aplicação da condição de recursos em apoios sociais como as pensões do regime não contributivo.

É justo que se possa ir alargando a introdução de condição de recursos para tudo o que são prestações”, defendeu Pedro Passos Coelho, apesar de considerar que “o PS não tem uma transparência muito grande quando fala destas matérias”. Por isso, disse que ficará a “aguardar por aquilo que é a verdadeira intenção do Governo”.

O líder social-democrata alertou, contudo, que existe “um problema de sustentabilidade no sistema social”, pelo que não se poderão “fazer as coisas aos remendos”.

Esta disponibilidade do PSD surge numa altura em que o Governo admite avançar com a aplicação da condição de recursos para o acesso às pensões mínimas no orçamento para 2018.

Na entrevista, o presidente do PSD sustentou também que “sem dúvida que o país já saiu da emergência”, que significa ter necessidades para as quais não existem recursos.

Passos Coelho reafirmou que “o Governo foi desastroso a lidar com os problemas do sistema financeiro”, alertando que a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos pode gerar problemas noutros bancos.

Se o Governo decidir provisionar em excesso na Caixa, pode abrir um problema com consequências muito sérias noutros bancos. Julgo que a forma como o Governo está a tratar esta matéria não é de molde a salvaguardar a estabilidade”, considerou.

O líder social-democrata afirmou ainda não entender porque tem havido “um coro muito grande de opiniões” a elogiar o que tem sido feito no sistema financeiro.

Continue a ler esta notícia