Açores: Passos responsabiliza-se pela derrota - TVI

Açores: Passos responsabiliza-se pela derrota

«Evidentemente que o contexto nacional terá tido alguma influência nesse resultado», disse o presidente do PSD

O presidente do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, considerou que o contexto nacional teve influência no resultado das eleições regionais dos Açores e responsabilizou-se pela derrota dos sociais-democratas.

Numa declaração aos jornalistas, sem direito a perguntas, na sede nacional do PSD, em Lisboa, Pedro Passos Coelho felicitou o PS pela vitória e deixou uma «palavra amiga e solidária» à presidente do PSD dos Açores, Berta Cabral, afirmando que esta teria sido «uma excelente presidente» do Governo açoriano.

«Tratou-se de uma eleição regional, mas evidentemente que o contexto nacional terá tido alguma influência nesse resultado. Cá estamos, nos bons momentos e nos maus momentos. Hoje é, portanto, um mau momento e uma noite difícil para PSD nos Açores e também para o PSD nacional», considerou Passos Coelho.

«Quero, no que me diz respeito, e como presidente do PSD a nível nacional, assumir também a minha responsabilidade na derrota eleitoral que o PSD sofreu esta noite», acrescentou.

O também primeiro-ministro terminou a sua declaração assegurando aos portugueses que «a estratégia nacional que o PSD vem desenvolvendo se manterá firme» depois da derrota eleitoral deste domingo.

«Gostaria de dizer que, nos maus momentos por que o PSD passa em termos nacionais, fica a certeza de que não comprometemos o país e a estratégia nacional com os resultados das eleições regionais», afirmou.

Passos Coelho começou a sua intervenção referindo que os socialistas poderão obter maioria absoluta na Assembleia Legislativa Regional dos Açores e felicitando «o PS nos Açores por esta vitória eleitoral tão significativa e expressiva».

Em seguida, o presidente do PSD saudou os açorianos pela forma como decorreu o ato eleitoral e deixou «uma palavra amiga e solidária para com a candidata do PSD dos Açores nestas eleições», elogiando-a pela «forma muito honesta e voluntariosa» como se bateu nestas eleições.

«Acreditávamos, como acreditamos, que teria sido uma excelente presidente do Governo Regional dos Açores. Mas, evidentemente, respeitamos sempre a vontade do eleitorado», disse, acrescentando que «nenhum agrave pessoal» recai sobre Berta Cabral.

A comunicação social só foi informada de que Pedro Passos Coelho se encontrava na sede nacional do PSD e iria reagir à projeção de resultados das eleições regionais dos Açores cerca de dez minutos antes da sua declaração.
Continue a ler esta notícia