Autarca de Serpa abandona poder ao fim de 33 anos - TVI

Autarca de Serpa abandona poder ao fim de 33 anos

João Rocha, presidente da câmara de Serpa

Pedido de suspensão do mandato de João Rocha, por motivos pessoais, produz efeitos na quinta-feira

O histórico presidente da Câmara de Serpa, o comunista João Rocha, deixa na quinta-feira o cargo, que ocupa há quase 33 anos, e será substituído pelo atual vice-presidente Tomé Pires, revelou esta terça-feira à Lusa fonte do município.

O pedido de suspensão do mandato de João Rocha, por motivos pessoais, foi aprovado na última reunião da Câmara de Serpa e produz efeitos na quinta-feira, explicou a fonte.

João Rocha, que está no nono mandato consecutivo e não pode recandidatar-se à Câmara de Serpa, devido à lei que estabelece o limite de três mandatos consecutivos, será substituído por Tomé Pires, que assume a presidência do município na sexta-feira, indicou a fonte.

Num comunicado dirigido à população do concelho e enviado também à Lusa, João Rocha explica que deixa a presidência da autarquia para prestar apoio a um familiar e «por força da lei de limitação de mandatos», que o impede de continuar a candidatar-se em Serpa.

«É tempo, por conseguinte, de fechar um ciclo», considera o autarca, referindo que sai com «a consciência do dever cumprido» e a «certeza» de que à frente dos destinos do município de Serpa fica uma equipa «forte» e que «vai garantir a continuação das políticas traçadas» e com a qual está «inequivocamente solidário».

Os quase 33 anos a liderar o município foram «muito intensos e gratificantes», frisa João Rocha, referindo que, como presidente da Câmara de Serpa, participou na «construção do poder local» e teve a «oportunidade de estar à frente de um conjunto de projetos orientados para o desenvolvimento sustentável» do concelho e da região.
Continue a ler esta notícia