Cavaco defende que Governo garanta SNS - TVI

Cavaco defende que Governo garanta SNS

Cavaco Silva

«Nenhum cidadão pode ser privado ao acesso aos cuidados de saúde por razões económicas», disse o Presidente

Relacionados
O Presidente da República defendeu hoje que nenhum cidadão pode ser privado do acesso aos cuidados de saúde por razões económicas e aproveitou para apelar à prevenção dos diabetes, noticia a Lusa.

Questionado sobre o apelo da Pastoral da Saúde que pediu para que a saúde não seja «um negócio de lobbies» e defendeu que o Governo assegure o acesso universal ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), o chefe de Estado frisou que numa democracia «nenhum cidadão pode ser privado ao acesso aos cuidados de saúde por razões económica».

«Penso que é essa a preocupação que tem animado e continua a animar os diferentes responsáveis pelo setor do SNS», acrescentou o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, que falava aos jornalistas no final de uma visita à Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, instituição que completa 86 anos de existência e que foi a primeira a ser criada no mundo para apoio aos diabéticos.

Numa declaração aos jornalistas a propósito da visita, Cavaco Silva aproveitou para recordar que a prevalência dos diabetes em Portugal é «muito elevada», estimando-se que cerca de um milhão de portugueses sofram desta doença.

«Daí a importância da educação para a doença, educação para o controlo e para a prevenção, a importância do exercício físico, da alimentação cuidada», frisou, apontando como objetivo da sua visita o reconhecimento dos serviços prestados no domínio da saúde pela Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal.

O chefe de Estado aproveitou ainda para apelar aos portugueses para que verifiquem se sofrem de diabetes de tipo 2, pois é uma doença que requer um controlo que é fácil de fazer num centro de saúde.

E, acrescentou, se existir «alguma gravidade não deixem de consultar esta instituição que tem um palmarés notável, reconhecido internacionalmente na ajuda àqueles que sofrem de diabetes».
Continue a ler esta notícia

Relacionados