Eleições para as federações do PS com primárias em vista - TVI

Eleições para as federações do PS com primárias em vista

PS: Seguro e Costa acertam datas para debates

Candidatos às federações dividem-se nos apoios a Seguro e Costa

As eleições para as 19 federações do PS decorrem na sexta-feira e no sábado, poucas semanas antes das primárias do partido para a escolha do candidato a primeiro-ministro.

Na maioria das federações - que abarcam os 18 distritos de Portugal continental e a Federação Regional do Oeste (no distrito de Lisboa) ¿ vai haver disputa entre candidatos que apoiam ou o atual secretário-geral do PS, António José Seguro, ou o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, nas primárias do partido marcadas para 28 de setembro.

Em destaque estará, por exemplo, Lisboa, onde o atual presidente da Federação da Área Urbana (FAUL), Marcos Perestrello, apoiante de António Costa, enfrentará António Galamba, do Secretariado Nacional do partido e elemento próximo de António José Seguro.

Já no Porto há um só candidato, José Luís Carneiro, que na apresentação da sua candidatura contou com a presença de apoiantes quer de António José Seguro, quer de António Costa, embora apoie publicamente o atual secretário-geral na disputa nacional.

Um caso mediatizado nas últimas semanas é o de Braga, com acusações de irregularidades no pagamento de quotas na distrital. À federação de Braga concorrem Maria José Gonçalves, apoiante de Seguro, e Joaquim Barreto, apoiante de Costa.

Em Coimbra, estarão frente a frente Mário Ruivo (Costa) e Pedro Coimbra (Seguro), ao passo que em Aveiro Pedro Nuno Santos, apoiante de Costa, luta pela manutenção na presidência da distrital contra Gonçalo Fonseca, do lado de Seguro.

Também na Federação Regional do Oeste os militantes poderão escolher entre Carlos Miguel, apoiante do autarca lisboeta, e José Tomé, que não declarou apoio a nenhum dos candidatos nacionais. Já em Setúbal, as eleições colocarão frente a frente Madalena Alves Pereira (Seguro) e Ana Catarina Mendes (Costa).

Em Leiria, a votação será entre António Sales (Seguro) e José Miguel Medeiros (Costa); em Viseu, entre Acácio Pinto (Costa) e António Borges (Seguro); e, em Castelo Branco, entre João Paulo Catarino e Hortense Martins, ambos apoiantes de António Costa.

Em Viana do Castelo, concorrem José Manuel Carpinteira e Jorge Fão, ambos apoiantes de António José Seguro, enquanto em Bragança são candidatos o deputado Mota Andrade, apoiante de António José Seguro, e a presidente da Câmara de Alfândega da Fé, Berta Nunes, que apoia António Costa para secretário-geral do partido.

Beja (Federação do Baixo Alentejo), Portalegre e Évora são algumas das sete federações onde haverá uma só candidatura à presidência federativa e onde se candidatam, respetivamente, Pedro do Carmo, atual presidente da Federação do Baixo Alentejo, Luís Testa, atual presidente da Federação de Portalegre, e Capoulas Santos, todos apoiantes de António Costa nas eleições primárias.

Além do Porto e das federações alentejanas, há ainda candidaturas únicas à Federação da Guarda, José Albano Marques (apoiante de Seguro), de Vila Real, Francisco Rocha (também apoia Seguro), e do Algarve, António Eusébio, apoiante de António Costa e que se recandidata ao cargo.

Na sexta-feira, vão a votos as federações de Aveiro, Baixo Alentejo, Bragança, Évora, Oeste, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Setúbal e Viana do Castelo.

Já no sábado é a vez de Algarve, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Porto, Vila Real e Viseu escolherem os presidentes das federações.

Santarém, onde concorrem António Gameiro, apoiante de Seguro, e Maria do Céu Albuquerque, apoiante de Costa, terá votações a decorrer durante sexta-feira e sábado.

Depois das eleições, todas essas 19 estruturas federativas terão congressos nos dias 20 e 21 de setembro, ou seja, uma semana antes das eleições primárias no PS para a escolha do candidato socialista a primeiro-ministro.
Continue a ler esta notícia