PCP e BE apresentam moções de censura ao Governo - TVI

PCP e BE apresentam moções de censura ao Governo

Deverão ser discutidas quinta-feira no Parlamento

Relacionados
Última atualização às 16:35

O PCP também vai apresentar uma moção de censura ao Governo. O anúncio foi feito pelo secretário-geral do partido, Jerónimo de Sousa, na Ilha Terceira, cerca de uma hora depois de o mesmo foi feito pelo BE. Os partidos acordaram a data, salvaguardando as especificidades de cada uma das moções.

Salientando o agravamento das condições do país, mas também o «aumento da luta» contra o que descreveu como «o pacto de agressão e a política de direita», Jerónimo de Sousa considerou que é necessário que esta «luta» tenha tradução política.

«É preciso que a força cada vez maior da luta dos trabalhadores e do povo contra esta política encontre eco e tradução institucional na Assembleia da República. O PCP vai por isso apresentar hoje uma moção de censura ao Governo PSP/CDS», disse.

«Se há três meses a apresentação de uma moção de censura pelo PCP se revelou totalmente oportuna e justificada, neste momento ela é absolutamente incontornável», frisou. «A vida dos portugueses não aguenta mais exploração, mais miséria, mais desemprego».

Para Jerónimo de Sousa «não se pode continuar a adiar renegociação da dívida» e é «necessário e possível outra política alternativa de progresso social e desenvolvimento económico».

O líder comunista defendeu ainda a necessidade que «retome os valores de Abril e o projeto de progresso de que Constituição consagra».

Jerónimo de Sousa explicou ainda houve uma «convergência de datas» com o BE sobre a apresentação das moções de censura, mas que isso acontece «sem prejuízo» da «decisão autónoma» de cada uma das formações políticas em apresentar a sua moção.

«Num contacto que foi estabelecido com o Bloco, nós afirmamos que a nossa moção de censura tinha um valor próprio, mas que admitíamos que pudéssemos convergir na data. No voto, se verá depois nos conteúdos das moções, mas esta disponibilidade da nossa parte não retira esta conceção que temos do valor próprio da nossa moção de censura», frisou.

As moções de censura dos dois partidos devem ser debatidas na quinta-feira no Parlamento, de acordo com o Regimento da Assembleia da República.

«Não contem com o PS»

Jerónimo de Sousa deixou ainda palavras críticas em relação aos socialistas, dizendo que estes se demitiram de ser «força de oposição».

«Não contem com o PS para travar este Governo», disse o líder comunista, salientando que o maior partido da oposição «vai ter de explicar aos portugueses qual é a diferença do roubo de um salário, seja pelo aumento da TSU seja pelo aumento dos impostos».
Continue a ler esta notícia

Relacionados