Políticos portugueses e redes sociais: alguma ordem por favor - TVI

Políticos portugueses e redes sociais: alguma ordem por favor

Facebook Passos Coelho

Há bons exemplos, mas muitos esquecem-se das suas contas depois de serem eleitos. Ainda há muito amadorismo e a interatividade é escassa

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Os especialistas gostam de falar do exemplo Barack Obama, mas em Portugal são poucos os políticos que tiram real partido das redes sociais. E há muitos que nem sabem o que fazer com elas. A grande maioria prefere nem apostar nessas plataformas, por mera iliteracia ou então por receio de errar. Quem perde é o cidadão, que fica sem um instrumento importante de comunicação direta com quem elegeu.

Vivemos num país em que o primeiro-ministro escreve três vezes durante um ano na sua conta do Facebook e assina os textos não como primeiro-ministro mas como Pedro. No mesmo Governo há um ministro de Estado que apostou forte nas redes sociais durante a campanha eleitoral e que praticamente desapareceu depois de ter assumido o cargo: Paulo Portas. E ainda há um Presidente da República que chega a usar o Facebook para fazer declarações exclusivas.

«Neste momento acho que as redes sociais fazem mal a quem faz parte do Governo e bem a quem está na oposição. Temos bons exemplos de comunicação através das redes sociais, como os eurodeputados Rui Tavares, Edite Estrela e Carlos Coelho ou o deputado Michael Seufert, mas por outro lado percebemos que o Governo não tem estratégia e por exemplo o primeiro-ministro tem uma presença fraca quando há governantes noutros países, como David Cameron, Mariano Rajoy ou Angela Merkel, que usam muito essa ferramenta», comenta ao tvi24.pt Nuno Gouveia, especialista em comunicação política.

«As redes sociais não podem só ser um instrumento de propaganda durante as campanhas eleitorais, mas uma ferramenta de comunicação com o eleitor. O primeiro-ministro, por exemplo, tem mais de cem mil seguidores no Facebook e podia explorar esta via de outra forma», acrescenta.

Bons exemplos

Na Assembleia da República muitos deputados não têm presença nas redes sociais e dos que têm são poucos os que as usam para uma verdadeira interatividade com os eleitores. Um bom exemplo é Michael Seufert, deputado do CDS-PP.

«Na minha perspetiva as redes sociais são ferramentas úteis para o nosso trabalho. Claro que algumas vezes podem dar algumas dores de cabeça, mas havendo ponderação pode ser muito benéfico», admite, confessando que possui apenas perfis públicos e faz reserva da vida privada, apesar de por vezes partilhar atividades que nada têm a ver com a sua função de deputado.

No CDS não existe uma matriz sobre o que deve ou não deve ser publicado nas redes sociais e os deputados gerem as suas contas, partilhando as suas opiniões com total liberdade. «Nas redes sociais conseguimos chegar a um tipo de público diferente e as pessoas não precisam vir ter connosco para saberem o que estamos a fazer. Somos nós que damos a informação, para além de podermos falar diretamente com quem nos elege e até receber sugestões», diz.

Sobre o trabalho que é feito pelos políticos de uma forma geral, o deputado concorda que «há quem faça bom trabalho durante as campanhas, mas depois muitos acabam por apenas partilhar notícias e vídeos, não explorando outras potencialidades». Pode ser algo «geracional», mas há deputados mais velhos, como Carlos Zorrinho, que estão muito presentes nas redes sociais.

Amadorismo

Se Obama tem alguém no seu gabinete preparado para uma resposta rápida ao que é dito nas redes sociais, em Portugal poucas são as organizações com equipas preparadas para trabalhar esta área. Recentemente soube-se que o Governo terá um gabinete para monitorizar o que é escrito nos blogs - o que já acontecia no tempo de José Sócrates.

«As redes sociais não são bem trabalhadas em Portugal pelos agentes políticos. Nem pelos indivíduos, nem pelas instituições. E a maior parte não tem qualquer presença. Há um certo amadorismo nisto tudo», revela João Santana Lopes, co-fundador do projeto «Deputados Portugueses», que agrega o que é partilhado pelos deputados nas redes sociais.
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