Vasco Cordeiro: É uma «saborosa vitória eleitoral» - TVI

Vasco Cordeiro: É uma «saborosa vitória eleitoral»

PS com maioria absoluta nas eleições regionais dos Açores

Relacionados
O vencedor das eleições regionais nos Açores, Vasco Cordeiro, classificou como uma «saborosa vitória eleitoral» a maioria absoluta conquistada pelo PS.

Os socialistas ganharam este domingo as eleições regionais açorianas, com a maioria absoluta dos deputados eleitos no Parlamento Regional, obtendo 52.793 votos, que correspondem a 48,98%, com 31 eleitos para o parlamento regional, que tem 57 lugares.

«Era a isto que me referia nos comícios quando me referia a uma grande vitória do Partido Socialista», afirmou Vasco Cordeiro, no início do seu discurso no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada.

Vasco Cordeiro considerou que o resultado é uma «grande vitória», que marca um «novo ciclo» político na região, depois de fazer uma referência ao ainda presidente do Governo Regional açoriano, Carlos César.

«Todo o trabalho, empenho e dedicação são os alicerces desta saborosa vitória», afirmou Vasco Cordeiro.

Vasco Cordeiro, que entrou na sala do Teatro Micaelense sob os aplausos dos apoiantes, acompanhado pela mulher e com Carlos César, presidente do PS/Açores, logo atrás, frisou a sua «disponibilidade para convocar todos os açorianos que tiverem a disponibilidade para trabalhar a bem dos Açores».

«Todos são bem-vindos nesta tarefa que agora lideramos de levar os Açores para a frente», afirmou.

O futuro presidente do Governo dos Açores elogiou a forma como decorreu a campanha e as eleições, considerando que demonstrou «a vitalidade da democracia e da autonomia» dos Açores.

Neste discurso, Vasco Cordeiro reafirmou que vai enfrentar os desafios que os Açores têm pela frente «sem deixar ninguém para trás».

«Reafirmo que os desafios são a criação de emprego, o apoio às famílias e empresas, a defesa dos idosos e a ajuda aos setores mais fragilizados, mantendo esse grande ativo que é a gestão rigorosa e equilibrada das finanças públicas», afirmou.

Com mais votos do que Carlos César

Um ano e seis dias depois de o PS/Açores o ter escolhido formalmente como candidato à presidência do Governo Regional, Vasco Cordeiro levou os socialistas a conquistar a maioria absoluta dos deputados no Parlamento açoriano e vai sentar-se, provavelmente a partir de meados de novembro, na cadeira que hoje é ocupada por Carlos César.

Vasco Cordeiro conseguiu mesmo ser eleito com mais votos e mais deputados que Carlos César em 1996, quando o PS interrompeu o ciclo de 20 anos de poder social-democrata de Mota Amaral.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Vasco Cordeiro começou a corrida à presidência no início do ano, quando iniciou a primeira de várias voltas que deu pelas nove ilhas do arquipélago, numa iniciativa que pretendeu dar a conhecer o candidato, mas também permitir-lhe um conhecimento mais aprofundado da realidade.

O futuro presidente do Governo dos Açores não é, no entanto, um recém-chegado à política açoriana, tendo sido eleito pela primeira vez deputado à Assembleia Legislativa em 1996, exercendo entre 2000 e 2003 o cargo de presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores.

Em 2003, assumiu o cargo de secretário regional da Agricultura e Pescas, que exerceu até 2004, altura em que passou para as funções de secretário regional da Presidência, onde se manteve até 2008, assumindo depois o cargo de secretário regional da Economia, que exerceu até abril, altura em que abandonou o executivo para se dedicar inteiramente à campanha eleitoral.

Notícia atualizada
Continue a ler esta notícia

Relacionados