Bairro do Aleixo: auditoria aponta irregularidades à gestão de Rui Rio - TVI

Bairro do Aleixo: auditoria aponta irregularidades à gestão de Rui Rio

Rui Rio

Alterações, feitas depois do visto do Tribunal de Contas, premiaram privados em prejuízo da Câmara do Porto

Relacionados
Uma auditoria feita ao Bairro do Aleixo, no Porto, aponta para irregularidades à gestão do antigo presidente da Câmara Municipal, Rui Rio. A conclusão é de um relatório preliminar sobre o Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado (FEII), a que o jornal «Público» teve acesso.
 
Depois de receber o visto prévio do Tribunal de Contas, o fundo para reabilitar o Bairro do Aleixo terá sofrido alterações que beneficiaram empresas privadas em detrimento dos interesses do município da Invicta.
 
Para além disso, de acordo com o mesmo jornal, o relatório revela falta de controlo de pagamentos e de obras realizadas, a contabilização de faturas que «não deveriam ter sido aceites, à luz de qualquer critério». Incumprimento de prazos e de cláusulas contratuais. Alterações que deveriam ter sido visadas pelo Tribunal de Contas, mas não foram. Decisões passíveis de «apuramento de responsabilidade financeira sancionatória» ou de violarem o princípio da concorrência.
 
O relatório de auditoria, muito negativo para a gestão de Rui Rio, vai ser levado aos vereadores da Câmara e segue depois para o Tribunal de Contas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE