Parques infantis com «fios de electricidade presos com fita adesiva» - TVI

Parques infantis com «fios de electricidade presos com fita adesiva»

Parque infantil de Belém

Porto: o vereador da CDU acusa a Câmara de colocar em risco a segurança das crianças. Autarquia contesta

(ACTUALIZADA)

Parques infantis com escorregas partidos, equipamentos arrancados e fios de electricidade presos com fita adesiva. De acordo com o vereador da CDU na câmara do Porto, Rui Sá, há diversos parques infantis da cidade que apresentam «um lastimável estado de conservação, ao nível da deterioração dos equipamentos, da falta de renovação dos pavimentos, da limpeza e da iluminação».

De acordo com a Agência Lusa, O vereador da CDU acusa a autarquia de colocar em risco a segurança das crianças.

Rui Sá pediu à câmara que elabore um relatório com as condições de funcionamento dos parques infantis municipais, com vista a tomar medidas que garantam a segurança dos mesmos.

«A situação mais dramática acontece no Bairro do Amial, onde há escorregas partidos, equipamentos arrancados e fios de electricidade presos com fita adesiva», afirmou Rui Sá.

A proposta do vereador vai ser apresentada na reunião camarária de terça-feira. Rui Sá quer que o executivo delibere dar instruções aos serviços municipais para «no prazo de 15 dias, elaborarem um relatório sobre as condições de funcionamento dos parques infantis municipais», para que depois sejam tomadas medidas.

Por seu lado, o vice-presidente da Câmara do Porto, garantiu que o estudo sobre os 31 parques infantis da cidade «está feito», tendo já sido executadas múltiplas reparações.

«O Eng. Rui Sá anda atrasado e distraído porque no princípio do ano foi pedida a elaboração de um estudo sobre os 31 parques infantis», afirmou Castello-Branco.

«Está feito e em execução», frisou.

Álvaro Castello-Branco deu o exemplo do Covelo, reiterando que «se há câmara que tem privilegiado estes parques infantis é a do Porto».

O vice-presidente da autarquia lembrou que estes são equipamentos «muito sujeitos ao vandalismo» e que as equipas da câmara fazem reparações múltiplas «constantemente».

Álvaro Castello-Branco disse à Lusa que para este caso em específico há um projecto para fazer uma intervenção profunda, estando prevista uma ampliação dos actuais 1,200 metros quadrados para 4,400.

O vice-presidente da autarquia acrescentou que o projecto para o parque infantil do Amial insere-se na sequência de intervenções profundas que foram já feitas em cerca de oito equipamentos.
Continue a ler esta notícia