Brexit: Governo confirma regresso de "muitos portugueses" do Reino Unido - TVI

Brexit: Governo confirma regresso de "muitos portugueses" do Reino Unido

  • SL
  • 5 set 2019, 21:11
"Stop the Coup": centenas manifestam-se contra o Brexit em Londres

“Linha Brexit”, criada pelo Governo ao abrigo do plano de contingência dirigido aos cidadãos portugueses residentes no Reino Unido, “já apoiou mais de 35 mil portugueses” que recorreram a essa ajuda consula

O Governo dispõe de “dados muito sólidos” que evidenciam o regresso a Portugal de elevado número de cidadãos nacionais que viviam no Reino Unido, disse hoje o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Tem havido o regresso de muitos portugueses que estavam no Reino Unido”, afirmou José Luís Carneiro, em Vila Nova de Poiares, distrito de Coimbra, identificando este movimento como consequência do ‘Brexit’, a decisão dos britânicos de saída do país da União Europeia, aprovada no referendo realizado em 2016.

No seguimento da decisão do ‘Brexit’, verificou-se também, entre 2017 e 2018, “uma quebra na saída de cidadãos portugueses” e de outros países da UE para o Reino Unido, referiu.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas ressalvou, contudo, que “é sempre difícil contabilizar” com exatidão, já que os cidadãos “gozam da sua liberdade de circulação e não têm de informar” as autoridades sobre as decisões relacionadas com a sua mobilidade no espaço europeu.

Entretanto, a “Linha Brexit”, criada pelo Governo ao abrigo do plano de contingência dirigido aos cidadãos portugueses residentes no Reino Unido, “já apoiou mais de 35 mil portugueses” que recorreram a essa ajuda consular, adiantou.

José Luís Carneiro falava nos Paços do Concelho de Vila Nova de Poiares, após ter assinado com a autarquia um protocolo para a instalação do Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE) de segunda geração, numa cerimónia em que também interveio o presidente da câmara, o socialista João Miguel Henriques.

“Fomos interpelados por cerca de 3.000 emigrantes de vários países do mundo” no âmbito do Programa Regressar, acrescentou o secretário de Estado.

Até quarta-feira, “em pouco mais de um mês e meio” de vigência do programa, o Governo já tinha “aprovado mais de uma centena” de pedidos de apoio, acrescentou.

Tem havido “um acréscimo já com bastante significado de pedidos de informação e de apoio para cidadãos que estão a regressar” a Portugal de diversos pontos do globo, esclareceu.

Nos últimos anos, segundo o governante, foram registados “mais de 10 mil regressos da Suíça”, por exemplo, a que se junta, “por razões de natureza política”, o retorno de portugueses do Reino Unido e da Venezuela, entre outros países, por diferentes motivações.

Continue a ler esta notícia