Ribeiro e Castro: almoço de amigos lembra «feridas» - TVI

Ribeiro e Castro: almoço de amigos lembra «feridas»

  • Portugal Diário
  • 5 abr 2008, 18:27
Ribeiro e Castro à entrada para o Conselho Nacional (Paulo Novais/LUSA)

Direcção de Portas desafiada a manter-se até às eleições de 2009

Relacionados
Perto de uma centena de antigos dirigentes e colaboradores do ex-líder do CDS Ribeiro e Castro juntaram-se este sábado na Ortigosa, Leiria, para um «almoço de amigos» mas sem esquecer as feridas causadas pela vitória de Paulo Portas, refere a Lusa.

Trata-se de um «encontro de amigos» até porque é «sempre bom os amigos encontrarem-se», limitou-se a dizer Ribeiro e Castro, recusando comentar qualquer tema de actualidade política.

Já o seu antigo secretário-geral e principal promotor do almoço, Martim Borges de Freitas, desafiou a actual direcção a manter-se em funções até às próximas eleições de 2009, para avaliar o seu verdadeiro peso eleitoral.

«Tudo é infelizmente cada vez mais claro e é importante que as pessoas tenham consciência que aquele trabalho que estava a ser feito pela anterior direcção tinha toda a razão de ser», recorda Martim Borges de Freitas, lamentando o estado actual do partido.

«Aquilo que o engenheiro Sócrates deu ao CDS em 2005 foi quatro anos para tratar de si» e «se o partido não aproveitou estes quatro anos para tratar de si é evidente que agora podemos imputar todas as responsabilidades aos outros mas a primeira é nossa», acrescentou o antigo dirigente centrista.

Para este responsável, «as pessoas têm que cumprir o seu mandato até ao fim e acho que a actual direcção deve ir a todas as eleições em 2009» até porque «foram criadas expectativas e essas expectativas só são ou não cumpridas nas eleições».

O almoço junta muitos antigos deputados e dirigentes nacionais do partido mas também outras figuras que suspenderam a sua militância ou abandonaram o CDS após o regresso de Paulo Portas.

«A forma como tudo se passou no ano passado no CDS marcou muito as pessoas do CDS e isso não se esquece de um momento para o outro», justifica Martim Borges de Freitas.

Recusando que este seja um almoço de «institucionalização de tendência» dentro do CDS, Martim Borges de Freitas justificou a escolha da data com o facto de passarem três anos sobre a apresentação da moção que deu a vitória a Ribeiro e Castro no partido.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE