Ministério do Ambiente averigua licenciamento de hotel em praia de Matosinhos - TVI

Ministério do Ambiente averigua licenciamento de hotel em praia de Matosinhos

  • AM
  • 16 dez 2019, 13:55
João Pedro Matos Fernandes

Em causa está um hotel licenciado pela Câmara Municipal de Matosinhos na Praia da Memória, freguesia de Perafita, distrito do Porto, que foi alvo de denúncia na Procuradoria-Geral da República

O Ministério do Ambiente e da Ação Climática determinou a realização de uma averiguação ao processo de licenciamento de um hotel na Praia da Memória, em Matosinhos, cuja construção está envolta em polémica devido à sua localização.

“O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, determinou a realização de uma averiguação ao processo de licenciamento [do hotel], averiguação essa que será conduzida pela Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território”, referiu o Ministério, num esclarecimento à Lusa.

Em causa está um hotel licenciado pela Câmara Municipal de Matosinhos na Praia da Memória, freguesia de Perafita, distrito do Porto, que foi alvo de denúncia na Procuradoria-Geral da República (PGR), conforme foi noticiado a 31 de outubro.

O Jornal de Notícias adianta que a construção do hotel, suspensa há mais de um mês e meio enquanto decorriam negociações para se encontrar uma localização alternativa, deve ser retomada em breve.

“O promotor do empreendimento, Mário Ascensão, garante que a obra será retomada na sequência de uma decisão consensual com o aval do Ministério do Ambiente e da Câmara de Matosinhos”, refere o diário.

A 27 de outubro, dezenas de pessoas, a maioria moradores, manifestaram-se contra a construção do hotel e exigiram que fosse encontrado um local alternativo, isto numa altura em que a obra já tinha parado por iniciativa do promotor, tendo sido anunciado que este e a autarquia estavam a negociar a relocalização do empreendimento por motivos ambientais.

A 26 de novembro, a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, admitia que o hotel poderia concretizar-se por falta de acordo.

Ainda não foi possível encontrar uma solução. Se for, ótimo, porque serão todos os interesses em presença salvaguardados. Se não for, o cenário é que possa ser construído o hotel”, disse a autarca aos jornalistas, à margem de uma reunião camarária.

A 31 de outubro, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) revelou, num esclarecimento à Lusa, ter dado parecer favorável ao hotel naquela praia de Matosinhos porque a Câmara excluiu o local da Reserva Ecológica Nacional (REN), deixando-o fora da “área de proteção costeira”.

Continue a ler esta notícia