Portugal «preocupado» com conflito entre a Venezuela e a Colômbia - TVI

Portugal «preocupado» com conflito entre a Venezuela e a Colômbia

Cimeira Ibero-Americana

Luís Amado lembra as ligações comerciais com os dois países e a numorosa comunidade portuguesa na Venezuela

Portugal está «preocupado» e acompanha «muito de perto» o conflito entre a Venezuela e a Colômbia.

«Nós encaramos esse conflito com preocupação. A América Latina é um espaço prioritário da acção externa de Portugal e há muitos interesses económicos que cada vez mais procuram a América Latina como espaço de afirmação e projecção», disse Luís Amado à margem da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, em Luanda, citado pela Lusa.

O ministro dos Negócios Estrangeiros não esquece também a numerosa comunidade portuguesa na Venezuela.

«Estamos a acompanhar muito de perto essa situação, também, porque temos uma comunidade portuguesa muito importante na Venezuela, mas acreditamos que a acção diplomática das organizações regionais será suficientemente activa para que possa resolver esse conflito», explicou Amado.

O ministro português lembrou ainda que a Venezuela e a Colômbia «são dois aliados de Portugal na comunidade ibero-americana e a circunstância de estarem neste momento numa situação de conflito não deixa de ser uma preocupação para nós, com os interesses muito particulares que temos na região».

«Esperamos que a acção de facilitação e mediação que outros países da região vão desenvolver activamente nas próximas horas e nos próximos dias possam baixar as tensões e normalizar as relações entre dois países vizinhos que necessitam de cooperar para que possam resolver em conjunto os seus interesses», acrescentou Luís Amado.
Continue a ler esta notícia