Presidenciais: dez frases dos debates que não vamos esquecer - TVI

Presidenciais: dez frases dos debates que não vamos esquecer

Os sete candidatos às Eleições Presidenciais não deixaram nada por dizer nesta maratona de 23 debates televisivos

A maratona de debates televisivos destas Eleições Presidenciais teve de tudo: confrontos tensos, outros mais "mornos" e até momentos insólitos. Os sete candidatos não deixaram nada por dizer e prova disso são estas dez frases que certamente não vamos esquecer.

1

Portugal é um país onde um jovem licenciado tem que sair do país para ter alguma esperança de futuro, ou enfrenta o desemprego, ou tem de se inscrever no PS para ter sucesso cá dentro", Tiago Mayan

Tiago Mayan Gonçalves defendeu, no debate mais à direita, que Portugal está estagnado politicamente. O candidato apoiado pela Iniciativa Liberal referiu ainda que os pequenos comerciantes estão "esmagados de impostos" e burocracias e que um Presidente da República com "uma visão diferente" pode mudar este cenário. 

2

Um Presidente da República não serve para tirar selfies e cortar fitas", André Ventura

No frente a frente com João Ferreira, André Ventura foi muito claro na posição que Francisca Van Dunem como Eduardo Cabrita já não deviam exercer funções no Governo. O candidado do Chega foi mais longe e disse que se Marcelo Rebelo de Sousa "fosse um Presidente a sério, teria dito que hoje era o último dia da ministra da Justiça". 

 3

Costa sabe que precisava de Marcelo e o Marcelo precisava de António Costa. Já são grandes demais para se andarem a embalar", Vitorino Silva.

Vitorino Silva criticou António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa por andarem a "embalar-se". O candidato de Rans acredita ainda que o segundo mandato de Marcelo vai ser muito diferente porque vai deixar de precisar do apoio do primeiro-ministro.

4

O povo costuma dizer: um olho no burro e outro no burro. Os ciganos não são burros, são pessoas e eu gosto de falar não de etnias, mas de pessoas", Vitorino Silva.

No mesmo debate frente a Ventura, que ficou marcado por alguns isólitos, Vitorino foi muito claro em afastar-se das ideologias do opositor, garantindo que vai ser o Presidente dos portugueses e não de etnias. 

Pessoas de bem não são por ditadura nenhuma, mas pela democracia", Ana Gomes

Foi desta forma que Ana Gomes respondeu às provocações de André Ventura. Confrontada pelo candidato com o seu passado no MRPP, Ana Gomes lembrou a expressão que Ventura usa sobre "a ditadura das pessoas de bem".

6

O senhor deputado não me diz isso nas audiências em Belém. Lá usa outro tom, outro discurso e outra conversa", Marcelo Rebelo de Sousa 

Quando confrontado sobre um alegado aumento da criminalidade quando o Governo libertou os presos no início da pandemia, Marcelo rejeitou os argumentos de André Ventura e disse: "Não admito que o deputado diga aqui o que não diz nas audiências em Belém"

7

André Ventura é cobarde, troca-tintas, na realidade é um vigarista”,  Marisa Matias

O confronto entre André Ventura e Marisa Matias ficou marcado por uma troca de insultos entre os candidatos., A bloquista atacou Ventura sucessivamente, dizendo que é um candidato que “está sistematicamente a mentir ao eleitorado” e não quer que os portugueses conheçam o seu programa.

8

Nós não podemos pagar os desmandos de outros e depois entregar o banco a quem quer que seja. Se o Estado paga, o Estado tem que ser dono", João Ferreira.

No debate entre visões opostas do mundo, João Ferreira disse a Tiago Mayan que, se aparecesse um problema idêntico ao do Novo Banco, tem de se aproveitar a denominação pela banca privada do setor financeiro em Portugal, para reconstituir uma intervenção do Estado neste setor. 

A direita tem direito a organizar-se. É fundamental que seja forte no futuro para concorrer à eleições de 2023, porque um sistema político manco, coxo, é um sistema político onde entram os radicalismos, nomeadamente, populistas", Marcelo Rebelo de Sousa.

Frente a João Ferreira, o atual Presidente defendeu que a atual legislatura "tem de ir até ao fim", mas aproveitou para deixar alguns recados à direita. 

10

Não vinha debater com o Rato Mickey, vinha debater comigo. E eu vinha preparado para acabar consigo”, André Ventura

Também no confronto mais tenso de toda a maratona de debates, André Ventura criticou uma alegada falta de preparação de Marisa Matias, insistindo no epíteto de “vigarista” para a sua adversária, dizendo que “os maiores vigaristas” estão do “outro lado” da mesa.

Fique a par de tudo o que acontece sobre as Eleições Presidenciais de 2021 com a TVI24.

Pode também acompanhar todos os debates entre os candidatos ao minuto, aqui.

Continue a ler esta notícia