#VermelhoEmBelém já ultrapassou fronteiras e até ministra espanhola pintou os lábios de vermelho - TVI

#VermelhoEmBelém já ultrapassou fronteiras e até ministra espanhola pintou os lábios de vermelho

Depois de Portugal ter pintado os lábios de vermelho, foram várias as personalidades espanholas das áreas da política, jornalismo e direitos humanos que aderiram à onda de apoio a Marisa Matias

A onda de apoio a Marisa Matias, depois dos comentários de André Ventura sobre a aparência da candidata, já ultrapassou fronteiras.

O movimento #VermelhoEmBelem chegou ao governo espanhol, com a ministra da igualdade, Irene Montero, a partilhar uma fotografia com o já tão simbólico batom vermelho.

"Afinal, o que incomoda é que as mulheres ocupem o espaço público sem pedir licença. Força Marisa Matias. Viva a luta das mulheres", escreveu Irene Montero. 

Também Pilar del Rio apelou às mulheres e homens para que pintem os lábios em sinal de liberdade: "Vamos encher as redes com fotos de lábios pintados, homens, mulheres de qualquer país ou situação: exigimos liberdade, solidariedade, respeito, um modo de estar na vida em que o pequeno importa e constrói. Relembrando o poema: lado a lado somos muito mais que dois, Marisa", afirmou Pilar del Rio.

A delegada do governo espanhol contra a Violência de Género, Mª Victoria Rosell Aguilar, juntou-se ao movimento, em resposta a Pilar del Rio.

Ainda no país vizinho, foram várias as personalidades das áreas da política, jornalismo e direitos humanos que aderiram à onda de apoio a Marisa Matias.

Marisa Matias mostrou-se feliz com a onda de solidariedade gerada e considerou que o insulto que André Ventura “fez às mulheres não diz nada sobre as mulheres, mas diz tudo sobre esse senhor”.

Fico mesmo muito feliz com a onda de solidariedade que se criou, não só em relação a mim, mas em relação a todos as mulheres que ainda hoje têm que ouvir este tipo de comentários", disse a candidata, na sexta-feira.

Recorde-se que a candidata foi analisada pelo presidente do Chega como estando a ter "uma performance muito abaixo do que seria expectável, com ar de que todos lhe devem dinheiro e ninguém lhe pagou". Além disso, Ventura frisou ainda "os lábios muito vermelhos" de Marisa, dizendo que a bloquista "não está muito bem em termos de imagem, de performance" e que pinta os lábios "como se fosse uma coisa de brincar".

Fique a par de tudo o que acontece sobre as Eleições Presidenciais de 2021 com a TVI24.

Pode também acompanhar a campanha eleitoral dos candidatos ao minuto, aqui.

Continue a ler esta notícia