Após boicote de domingo, urnas abertas em freguesia da Trofa - TVI

Após boicote de domingo, urnas abertas em freguesia da Trofa

Mesa de voto fechada em freguesia da Trofa por causa da falta do metro

Repetição das eleições presidenciais decorre com normalidade em Muro, mas com pouca afluência

A repetição das eleições presidenciais na freguesia do Muro, no concelho da Trofa, que no passado domingo boicotou este ato eleitoral, está esta terça-feira a decorrer com normalidade, informou o presidente da junta de freguesia.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da junta de freguesia do Muro, Carlos Martins, disse que as urnas abriram às 11:00 e que cerca das 14:00 tinham votado cerca de uma dezena de pessoas.

"Está tudo a correr pacificamente e sem problemas mas julgo que a pouca afluência se deve ao facto de ser dia de trabalho, do vencedor já estar escolhido e a grande maioria mantém a decisão de não votar em reivindicação pela linha do metro", disse Carlos Martins.


No domingo - dia de eleições Presidenciais, nas quais foi eleito Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa - as urnas no Muro, concelho da Trofa, não abriram, num boicote que assinala a reivindicação da população pela construção da linha de metro: prolongamento da linha do Instituto Superior da Maia (ISMAI) até à Trofa.

Esta terça-feira, estava previsto que as mesas de voto abrissem às 08:00 mas foi preciso esperar pelas 11:00 para que, "graças aos esforços da câmara da Trofa", se tivesse conseguido o mínimo de pessoas (três por cada mesa, num total de seis pessoas) para assegurar o ato eleitoral.

Esta não foi a primeira vez que os habitantes desta freguesia da Trofa, distrito do Porto, boicotam um ato eleitoral.

Em 2011, nas eleições presidenciais em que foi eleito Aníbal Cavaco Silva, as eleições no Muro foram boicotadas no domingo 23 de janeiro, repetiram-se a 25, terça-feira. Também em maio de 2014 nas eleições Europeias houve boicote no Muro.

Recorde-se que a 24 de fevereiro de 2002, a circulação ferroviária nas linhas da CP da Póvoa de Varzim e da Trofa foram encerradas para dar início às obras de construção do canal do metro, disponibilizando-se um serviço de transportes alternativos em autocarro aos clientes.

Mas a população da Trofa continuou sem metro, enquanto a ligação à Póvoa foi inaugurada a 18 de março de 2006.

Em dezembro de 2009 foi lançado o concurso público internacional para a linha da Trofa que acabou por ser suspenso em setembro de 2010.

Recentemente, em outubro de 2015, foi anunciado que a Linha Verde do metro do Porto vai estender-se, através da Maia, até à Trofa com a criação de duas estações, num projeto de cerca de 36,7 milhões de euros, mas a população do Muro continua a manifestar muitas dúvidas.
Continue a ler esta notícia