Marisa terá “maior resultado” de sempre de candidaturas do BE - TVI

Marisa terá “maior resultado” de sempre de candidaturas do BE

Dirigente do BE José Gusmão afirmou que as projeções apontam para uma grande votação da candidatura

O dirigente do BE José Gusmão afirmou hoje que as projeções apontam para uma grande votação da candidatura da Marisa Matias, um terceiro lugar que será "o maior resultado alguma vez obtido em presidenciais duma candidatura desta área política".
 

"As primeiras projeções ainda não permitem saber se haverá ou não uma segunda volta destas eleições presidenciais, um dos nossos principais objetivos. Mas todas as projeções apontam para um grande resultado da candidatura da Marisa Matias, um resultado que será de longe, certamente, o maior resultado alguma vez obtido em eleições presidenciais de uma candidatura desta área política", disse José Gusmão no Coliseu do Porto, onde decorre a noite eleitoral de Marisa Matias.


Segundo o membro da Mesa Nacional do BE, "é hoje consensual que a candidatura da Marisa foi a candidatura que mais espaço político conquistou durante este período eleitoral, foi uma candidatura que conquistou dezenas de milhares de eleitores à abstenção".

"Se houve nestas eleições dezenas de milhares de pessoas que saíram de casa foi porque a Marias Matias credibilizou esta campanha política. A candidatura da Marisa Matias deu um contributo que não poderia ter sido mais importante para um combate que era o nosso combate para permitir que a esperança continue a crescer em Portugal", acrescentou.

Segundo José Gusmão, a candidatura da Marisa Matias foi, "e tudo indica que de forma destacada, a terceira maior candidatura em votação nestas eleições presidenciais".
 

"Isso tem uma implicação muito importante para a nossa democracia porque mostra como é enganador e até perigoso definir no início de processos eleitorais quais são as candidaturas de primeira e as candidaturas de segunda. Também aí as contas saíram furadas", atirou.


As projeções da SIC e da TVI apontam para a vitória de Marcelo Rebelo de Sousa nas eleições presidenciais de hoje enquanto a sondagem da RTP não exclui uma segunda volta, com um intervalo entre 49 e 54% dos votos.

 
Continue a ler esta notícia