Se eleições fossem hoje, Cavaco ganhava à primeira - TVI

Se eleições fossem hoje, Cavaco ganhava à primeira

  • Portugal Diário
  • 12 nov 2005, 12:54
Os principais candidatos às presidenciais de 2006 (fotomontagem)

Ex-primeiro-ministro surge destacado numa sondagem arrecadando mais de metade das intenções de voto dos portugueses. Mais de 30 pontos percentuais atrás surge Soares, quase empatado com Alegre. Mários Soares desvaloriza os números porque refletem «determinado momento»

Cavaco Silva seria eleito Presidente da República na primeira volta, com 52 por cento dos votos, caso as eleições decorressem hoje. O ex-primeiro-ministro surge destacado no estudo da Eurosondagem realizado para a SIC, Expresso e Rádio Renascença, mesmo perante cenários de desistência de candidatos à esquerda.

A vitória de Cavaco Silva estaria garantida logo à primeira volta, com mais de metade dos votos, segundo a projecção da Eurosondagem, assumindo que os 15 por cento dos inquiridos que não responderam se abstêm.

Mais de 30 pontos percentuais atrás, Mário Soares é o segundo nas preferências dos inquiridos, contrariando os últimos estudos de opinião sobre as eleições presidenciais, que têm apontado Manuel Alegre à frente do antigo Presidente.

Estes resultados podem ser encarados como um sinal de que as acções de pré-campanha de Soares terão tido já algum efeito. No entanto, a diferença entre os dois socialistas é mínima. Mários Soares surge pela primeira vez em segundo lugar nas intenções de voto com 18 por cento, à frente de Manuel Alegre com 16,9 por cento.

A projecção, divulgada este sábado pelo semanário Expresso revela ainda a vantagem do candidato apoiado pelo Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, sobre Jerónimo de Sousa. O primeiro com 6,3 por cento e o segundo com 5,7 por cento.

Mesmo quando confrontada com possíveis desistências de alguns candidatos, a maioria dos inquiridos garante uma vitória aos candidato social-democrata à primeira volta. Da mesma forma, Mário Soares conseguiria sempre mais votos que Alegre.

Face à hipótese de abandono de Jerónimo de Sousa, Francisco Louçã e Manuel Alegre, o candidato socialista alcançaria 39,6 por cento dos votos, continuando ainda a cerca de 20 pontos de Cavaco Silva.

O estudo de opinião foi efectuado entre os dias 3 e 8 de Novembro, com base em 1.557 entrevistas telefónicas. O erro máximo da amostra é de 2,48 por cento, para um grau de probabilidade de 95 por cento.

Francisco Louçã foi convidado a comentar a sondagem e disse que os resultados «provam que há um desgaste da candidatura de Cavaco Silva».

«Só falou duas vezes e já perdeu quatro pontos percentuais», disse o candidato apoiado pelo BE, acrescentando que é «importante» que Cavaco Silva fale e que «tem vontade e está pronto» para um debate com o candidato apoiado pela direita.

Já Mário Soares desvalorizou o estudo de opinião da Eurosondagem que prevê uma vitória de Cavaco Silva à primeira volta nas presidenciais, alegando que a «realidade é dinâmica».

«As sondagens referem um retrato da sociedade num determinado momento, mas a sociedade é uma realidade dinâmica», argumentou o candidato a Belém apoiado pelo PS.

Mário Soares falava no final de um jantar debate sobre a Europa no Centro Cultural de Belém, promovido pelo «Clube do Chiado».

Manuel Alegre também desvalorizou os valores revelados este sábado e lembrou outros dados: «Hoje, por acaso vi uma sondagem que me coloca bastante à frente do professor Mário Soares».

Em declarações à Rádio Renascença, Cavaco Silva respondeu que ia esperar para ver e justificou: «As sondagens são apenas indicadores úteis, mas os resultados só são conhecidos nos dia de eleições. Eu tenho muito respeito pelos eleitores e por isso espero sempre o dias das eleições para conhecer os resultados».
Continue a ler esta notícia