Sócrates foi de carro eléctrico votar em «stand» de automóveis - TVI

Sócrates foi de carro eléctrico votar em «stand» de automóveis

Primeiro-ministro apelou à participação e recusa-se a comentar cenários de abstenção ou de 2ª volta

Relacionados
O primeiro-ministro apelou este domingo à participação eleitoral e recusou-se a comentar a eventualidade de uma elevada abstenção ou a necessidade de uma segunda volta, apesar de dizer que toda a gente sabe quem é seu candidato presidencial, escreve a Lusa.

José Sócrates falava aos jornalistas após ter votado na freguesia do Coração de Jesus, em Lisboa, cujas mesas de voto estão instaladas num «stand» de automóveis.

FOTOS Veja as fotos das votações e a história do... touro que boicotou

COMENTE! Presidenciais: acompanhe o relato dos jornalistas da TVI

O governante, que se fez transportar num carro elétrico até ao local da votação, limitou-se a apelar aos portugueses para que votem nas eleições presidenciais, «considerando que este é o direito mais fundamental» dos cidadãos.

«Espero que todos os portugueses façam a sua escolha e votem em consciência, porque votando estão a contribuir para que a democracia seja fortalecida», disse.

Interrogado sobre a expectativa de uma elevada taxa de abstenção na primeira volta das eleições presidenciais, José Sócrates recusou-se a pronunciar-se sobre esse cenário, alegando que «este não é momento para fazer comentários políticos».

«O que um líder político deve fazer é apelar a que todos cumpram o seu dever cívico de votar. Este é o momento em que se vota e todas as eleições são a celebração da democracia», respondeu.

José Sócrates declarou depois estar «confiante» que a abstenção não seja elevada e disse não acreditar num cenário em que a abstenção ultrapasse os votos expressos neste acto eleitoral

Questionado se esperava voltar a votar a 13 de Fevereiro próximo, numa eventual segunda volta das eleições presidenciais, Sócrates referiu que todos os jornalistas sabem qual é a sua opinião sobre essa matéria.

«Todos sabem quem é o meu candidato, todos sabem aquilo que eu espero nestas eleições. Mas este é o momento para fazer um apelo a todos os portugueses para que votem e se empenhem nas escolhas do país», acrescentou.

O líder dos socialistas convocou para hoje, ao fim da tarde, uma reunião do Secretariado Nacional do PS para acompanhar a evolução dos resultados das eleições presidenciais.

Fonte da direção do PS adiantou à Lusa que José Sócrates deverá chegar à sede nacional do seu partido, no Largo do Rato, pelas 18h00.

Tal como aconteceu nas últimas eleições presidenciais, em 2006, o secretário-geral do PS deverá falar aos jornalistas quando a contagem dos votos indiciar um resultado seguro.

Depois, também como aconteceu há cinco anos, quando o PS apoiou a candidatura presidencial de Mário Soares, José Sócrates, independentemente dos resultados que se verificarem, deverá dirigir-se ao quartel general da candidatura de Manuel Alegre para pessoalmente saudar o candidato apoiado pelo PS.
Continue a ler esta notícia

Relacionados