Cavaco apoia continuação de Barroso na Europa - TVI

Cavaco apoia continuação de Barroso na Europa

Cavaco Silva

Presidente da República considera que Comissão Europeia está a ser bem dirigida

Relacionados
O Presidente da República, Cavaco Silva, apoiou esta terça-feira em Graz (Áustria) a continuação de Durão Barroso no lugar de presidente da Comissão Europeia, para o mandato de cinco anos que se inicia em Novembro de 2009, noticia a Lusa.

«Eu considero que seria injusto não manter Durão Barroso face à forma como ele tem desempenhado o seu lugar no topo das instituições europeias», disse Cavaco Silva à chegada a uma reunião de dois dias de oito presidentes não executivos da União Europeia.

Aníbal Cavaco Silva está convencido que o actual presidente da Comissão Europeia também poderia ocupar o novo lugar de presidente do Conselho Europeu. «Acho que seria capaz de ocupar quer um quer outro», mas «se está a desempenhar bem um cargo porquê deslocá-lo desse para um outro?», interrogou-se o Presidente da República.

O Tratado de Lisboa, que deverá ser ratificado até ao fim do corrente ano pelos 27 Estados-membros para entrar em vigor em 2009 prevê a criação do lugar de presidente do Conselho Europeu, um posto que irá substituir parte das funções atribuídas até agora à presidência rotativa semestral da UE.

José Manuel Durão Barroso termina o actual mandato de cinco anos em Outubro do ano que vem.

O Presidente da República reúne-se esta terça e quarta-feira em Graz, Áustria, com sete outros Presidentes da União Europeia para discutir as perspectivas abertas com o Tratado de Lisboa e questões de Política Externa e de Segurança dos 27. Esta será a quinta edição dos debates informais lançados no Outono de 2003 pelo ex-Presidente da República português Jorge Sampaio e que são conhecidos como o «Grupo de Arraiolos» por se terem realizado pela primeira vez naquela vila alentejana.
Continue a ler esta notícia

Relacionados