Referendo em Portugal: “É uma questão que não se põe” - TVI

Referendo em Portugal: “É uma questão que não se põe”

O Presidente da República põe de lado a hipótese de um referendo como o Brexit em Portugal. Estas declarações acabam por responder ao comentário de Catarina Martins este domingo

O Presidente da República disse hoje, em Torres Vedras, que um referendo em Portugal como aconteceu em Inglaterra "é uma questão que não se põe", justificando que Portugal "quer continuar na União Europeia".

Portugal está na União Europeia, sente-se bem na União Europeia e quer continuar na União Europeia. Quanto ao resto, a Constituição diz que a decisão sobre o referendo é do Presidente da República e, portanto, é uma questão que não se põe neste momento", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas.

Esta manhã, na X Convenção do Bloco de Esquerda, Catarina Martins referiu que no caso de a UE sancionar Portugal por défice excessivo, estará a iniciar um conflito e que o partido incluirá na agenda a convocação de um referendo.

O Presidente da República, tal como muitos representantes máximos dos países-membros da EU, considera que o processo de divórcio com o Reino Unido deve ser feito “com rapidez e coesão”, definindo o tipo de relação que se manterá entre a União e os britânicos,

O pior que poderia existir era estar-se a adiar ou não tornar claro o tipo de relações que vão ser mantidas no futuro, nomeadamente para os cidadãos europeus que vivam no Reino Unido, como os portugueses, e que tenham lá comunidades importantes, que tenham lá atividades económicas significativas", considerou o chefe de Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa falava à margem da inauguração de uma adega de vinhos, um investimento de 4,5 milhões de euros, da Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa, no concelho de Torres Vedra.

O Presidente deixa uma mensagem ao povo espanhol

Preocupado com as relações económicas estabelecidas entre Portugal e Espanha, o Presidente da República espera que hoje se resolva o impasse político no país vizinho. Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou também a importância de Espanha para a economia da União Europeia.

Que Espanha saiba resolver a situação política, de tal maneira que a situação económica esteja ao nível da realidade de um país tão importante na União Europeia como a Espanha, e que é importante para Portugal, uma vez que temos com a Espanha relações comerciais das mais importantes na nossa economia", afirmou aos jornalistas Marcelo Rebelo de Sousa

 

 

Continue a ler esta notícia