O Presidente da República voltou a testar negativo à covid-19, esta segunda-feira, depois de ter estado em contacto com o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior há cerca de uma semana.

Ao que a TVI conseguiu apurar, Marcelo Rebelo de Sousa foi testado por volta das 14:00. Recorde-se que Manuel Heitor, governante com a pasta do Ensino Superior, foi diagnosticado com o novo coronavírus.

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Matos Fernandes, também testaram negativo para a covid-19.

A realização do teste ao chefe de Estado já estava prevista para esta segunda-feira, antes da deslocação a Bruges, na Bélgica, onde vai dar a aula inaugural do ano académico 2020/2021 do Colégio da Europa, na terça-feira.

Marcelo Rebelo de Sousa esteve há oito dias numa iniciativa com Manuel Heitor. No entanto, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, esclareceu esta segunda-feira que esse encontro com cientistas em que ambos participaram no dia 4 de outubro, no Antigo Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, aconteceu ainda "antes da fase infecciosa" do ministro e, portanto, sem risco de infeção para o Presidente da República.

Depois de ter sabido que o conselheiro de Estado António Lobo Xavier estava infetado com o vírus que provoca a doença covid-19, o Presidente da República informou ter realizado três testes de diagnóstico nos dias que se seguiram à reunião de 29 de setembro do Conselho de Estado, todos com resultado negativo.

Luís Varela de Almeida / Notícia atualizada às 19:04